terça-feira, fevereiro 19, 2019

Cai o consumo de gás de cozinha no Brasil em 2018

A mídia comercial (e corporativa) informa que o consumo de combustíveis no Brasil se manteve estável no ano de 2018. Em meio às informações que o consumo de 136,1 bilhões de litros em 2018, é praticamente o mesmo do ano anterior (2017), não dá o destaque merecia para a queda de 1%, para 13,2 bilhões de litros ao consumo de gás liquefeito de petróleo.

O GLP, embora consumido por indústrias e comércios, tem o seu maior percentual vinculado ao uso residencial. Isso significa que as pessoas comuns e de menor renda estão usando muito menos o gás de cozinha por conta do seu alto preço que segue acima de R$ 80, o botijão, na maior parte do país.

Já se sabe que o fato tem levado a um aumento enorme de acidentes com queimaduras para pessoas da periferia que passaram a usar o álcool para cozinhar pequenas porções de alimento, aumentando enormemente os riscos. Assim, volta a crescer a miséria e o sofrimento das pessoas de menor renda no Brasil.

Porém, a notícia em destaque acabou sendo para as outras variações que levaram no resultado total à estabilidade de consumo de combustíveis no Brasil em 2018. O diesel, apesar da greve dos caminhoneiros ano passado, teve o seu consumo ampliado, em 1,6%, para 55,6 bilhões de litros. O consumo de biocombustíveis, incluindo o etanol subiu 42% para 19 bilhões de litros, enquanto que o consumo de gasolina comum, recuou 13%, para 38 bilhões de litros. Os dados são da ANP.

Nenhum comentário: