terça-feira, setembro 23, 2008

Bombardeio de pesquisas e informações

Os dois lados mais polarizados já perceberam que estão se estreitando as chances da eleição ser decidida no primeiro turno. Também está diminuindo a faixa dos indecisos e daqueles que podem pender para um lado ou outro. Estes votos podem valer dois se a escolha pender para um dos lados polarizados. Para tentar influenciar este pequeno, mas decisivo percentual, os dois grupos já fazem um intenso bombardeio de informações sobre apoios, pesquisas internas, etc. que demonstrem a força sobre o adversário. Ambos temem o crescimento do nome de Odete. Eles sabem que, da mesma forma que ela pode ocupar o espaço dos indecisos e de uma parcela que antes estava pendendo para o voto nulo ou branco, ela pode também avançar sobre os votos dos dois primeiros, na medida em que estes partem para a agressão mútua. É bom não esquecer que pesquisas qualitativas e quantitativas feitas, antes do início oficial do processo eleitoral indicavam um altíssimo índice da população campista que almejava mudanças mais radicais na política em Campos. Os candidatos a vereador, com raríssimas exceções, nesta altura do processo eleitoral, já entraram na fase pragmática, não fazendo nenhuma questão de honrar e bancar o candidato majoritário da sua coligação. Assim, tentam apenas ocupar o espaço e voto que é o quê lhe interessa. Mesmo aqueles que já tomaram conhecimento que não têm nenhuma chance de se eleger, sabem que o trunfo que levarão ou não para negociar à frente com quem vença a disputa para o executivo é o seu portfólio de votos. Tudo isso torna os próximos passos decisivos. Os patrocinadores das campanhas também ficam nervosos porque sem a certeza, ou, pelo menos uma tendência mais forte sobre quem vai vencer as eleições, eles, ou decidem por dar recursos aos dois, ou a nenhum, na espera de melhor definição sobre o quadro. Acompanhemos, pois, os próximos desdobramentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto, situação em Macaé (Jornal O Dia On Line):

23/09/2008 16:05:00

"Macaé: Novato ameaça a polarização entre Riverton e Silvio

Macaé - Em Macaé, uma das cidades com maior arrecadação de royalties, a eleição deve ser definida na reta final, voto a voto. O resultado da pesquisa da Virtú Consultoria indica que o atual prefeito e candidato a reeleição, Riverton Mussi (PMDB), tem 35% das intenções de votos. O candidato do PV, Dr. Aluizio, estreante em disputas eleitorais, aparece com 30%.

O ex-prefeito e atual Deputado Federal Silvio Lopes (PSDB) tem 21%. Professor Alexandre (PSTU) vem com 3% e Franco Corredor (PCdoB) com 2%. Os indecisos são 5% dos eleitores e 4% dos entrevistados declararam votos em branco e nulo.

Levando em consideração que a margem de erro da pesquisa é de 3,5%, Riverton e Dr. Aluizio estão tecnicamente empatados. Realizada nos dias 11 e 12 de setembro, a pesquisa ouviu 515 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) plelo número 001/08."
Link: http://odia.terra.com.br/politica/htm/macae_novato_ameaca_a_polarizacao_entre_riverton_e_silvio_201583.asp

Abs.