sábado, novembro 15, 2008

Antecipação salarial (de subsídios) de vereadores e funcionários da Câmara de Campos

O blog não tem conhecimento de que isso existia em algum lugar: empréstimo com dinheiro público, do orçamento. Adiantamento que bem pode ser compreendido como empréstimo, sem juros, em até seis vezes, do seu, meu, nosso dinheirinho, só precisando ser autorizado pelo todo poderoso presidente do legislativo campista. Não é delírio é realidade em Campos. Ontem, o Diário Oficial da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, o jornal Monitor Campista trouxe a publicação da Resolução número 8.051, de 11 de novembro de 2008, “estabelecendo critérios para adiantamento salarial de servidores e de subsídio para vereadores da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes”. Pelo que se depreende da decisão é que se está estabelecendo critérios, é porque o procedimento já estava em vigor. O texto da resolução com três artigos diz ainda sobre os critérios: “I – O pedido deverá ser através de requerimento justificado ao presidente; II – O adiantamento será efetuado uma única vez, e descontado mensalmente do salário do servidor ou subsídio do vereador; Parágrafo Único: O adiantamento será pago pelo servidor ou edil, no máximo em 6 (seis) parcelas não podendo a quitação ultrapassar o ano em curso em que foi concedido”; O mais interessante de tudo é ver no art. 3 a confirmação de que o procedimento já estava em curso, quando se observa que lá está escrito que: “esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, e seus efeitos serão retroativos a 02 de janeiro de 2008”. O blog tem certeza que o assunto, mais um, sobre as práticas das políticas públicas utilizadas em Campos vai ainda ganhar repercussão para fora da cidade. Mais uma evidência do tratamento privado que se dá à coisa pública em nosso município. Quando o blog se refere à mudança de métodos e não de pessoas e detalhes, vale para situações como esta, que para alguns, talvez, nem seja algo errado, tanto que, apesar de publicado ontem, não foi abordado ainda por ninguém. Agora, já que se trata de dinheiro, seu, meu, nosso, nós queremos que seja publicado, no mesmo diário oficial, quem recebeu, quanto, como e os critérios autorizados para o ressarcimento. Como alguns poderão duvidar do que está sendo aqui comentado, como o próprio blog duvidou abaixo está a publicação oficial. PS.: Atualizado às 12:27. Atualizado às 16:16: Alguns estão chamando a antecipação de financiamento público de campanha, só que apenas para os detentores de mandato.

20 comentários:

Anônimo disse...

Será que teve vereador pegando alguma grana emprestada para a campanha?
Assim eu quero ser funcionário da câmara, pego uma grana lá sem juros em 6x.. e empresto a amigos por 5% de juros ao mês, é pouquinho, mas é um extra sem esforço.

Bruno Lindolfo disse...

Eis que nossos edis nos brindam com sua contumaz arte de inovar, criaram agora a PMCG Financeira: dinheiro na hora, sem juros, sem comprovação de renda e sem consulta no Serasa.

Especialmente criada para ajudar você, vereador eleito ou não, a bancar seus gastos com a campanha que se foi.

Anônimo disse...

Roberto,

Dificil de aceitar.
Inacreditável !!!
Campos é o C....
Pelo amor de Deus vereadores.
Misericordia !
Não roubem tudo. Deixem alguma coisas para esses recursos sejam aplicados pela PMCG para os cidadãos que estão precisando.
...como pode um vereador que diz que defende os interesses do povo ter uma atitude assim ?!
Tem vereador que até engordou de tanto passar a mão do dinheiro público !
O pior que alguns foram reeleitos !
Vamos fazer uma denuncia ao ministério publico !
QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA !!


hunf

Anônimo disse...

Isso é uma veraddeira farra !!!! Ma infelizmente a população merece, pois o atual Presidente do Legislativo Municipal foi reeleito com mais de 9000 votos, isso é o retrato da politica em Campos, concordo ai com o anonimo que disse que disse que o nosso dinheiro foi utilizado na Campanha...ou como foi determinado a retroatividade da publicação para 02/01/2008 deve ser pra justificar algum "desvio" de verba, saindo pela tangente como sempre.... o dinheiro sumiu e eles precisam justificar dissendo que pegaram "emprestado", agora me diz e os vereadores que não se reelegeram irão pagar isso de que maneira? Cade o Ministerio Publico ...? Cade a população pra pedir explicações? Somos descendentes de uma geração que morreu pra que nós pudessemos ter o direito de pensar.e expressar ideias...e o valor que damos aos que lutaram por isso é a indiferença pelas leis e pelo cumprimento da Constituição.... Tenho vergonha de tanta gente acomodada.... parabens a você Roberto que mostra sua cara e que de aluma forma tenta fazer com que as pessoas enxerguem ao redor de si mesmas.....

Paulo Lopes disse...

É professor, e eu que achei que já tinha visto de tudo na PMCG.
É BRICADEIRA!!!

Anônimo disse...

É isso mesmo!
Campos merece!
Votaram novamente nessa cambada, ou seja, agora nois aí otra vez!
E digo mais,a Rosinha nada vai fazer ou falar a respeito, pois necessita do apoio na camara dessa cambada.
Querem apostar!
É só esperar para ver.
Obama!

Anônimo disse...

Roberto,

Essa farra do boi vai acabar quando Francisco Arsenio Esquef(ver no google)assumir o cargo de secretário da fazenda na PMCG !
Estou na espera e na espectativa !

hunf

Anônimo disse...

Câmara Municipal emprestar dinheiro aos vereadores? Nunca ouvi falar. O que eles ganham de salário já não está dando para viver? Analisemos: se os vereadores não sabem controlar seus gastos com o que ganham, a ponto de pegar emprestado do dinheiro público, como vai ter moral para cumprir sua missão, como legislador, que é fiscalizar o dinheiro publico gerenciado pelo Executivo? Não sou jurista e não li, ainda, o regimento interno da Câmara Municipal de Campos. Tudo bem, mas se é legal, mesmo assim considero imoral. Paulo Noe

elias cbb disse...

isto deveria dar cadeia ... so isto

Anônimo disse...

É, realmente não falta mais nada para acontecer, esses nossos "representantes" se superam de uma forma impressionante. Não seria melhor se tivessem esta criatividade para o bem do povo que os elegeram e não para os seus próprios bolsos. Para lá um pouco, a cara nem arde. Faz pensar que precisam de uma grana rápida para pagar o que comentam por aí sobre as expressivas votações, ou acham que nós somos tão idiotas em achar que as mesmas foram porque são muito bons. Tomem vergonha na cara, se este país fosse sério 90% de vocês já estavam atrás das grades.

Joaquim

Imbeloni disse...

Professor, infelizmente já sabíamos que essas coisas aconteciam, e ainda deverão aperecer coisas muito piores.
Agora virá a tona todas as coisas erradas dessas gestões irresponsáveis.
Em relação aos 9.000 votos que "alguém" recebeu, sabemos bem como foi.

Anônimo disse...

Alguém já pensou em um curso de formação para gestores Municipais, seria importante , pois que na vida eles só aprenderam a comprar votos e roubar, roubar pra comprar votos e comprar votos pra roubar e, sabem quem foi e ainda é o professor mais graduado na matéria por estas bandas ?
Quem acertar ganha um Bônus de idoniedade e moral e quem postar o nome do mestre ganha dois.

Anônimo disse...

ROBERTO...SOUBE, ATRAVÉS DA DIFUSORA, QUE RECENTEMENTE UM SENHOR FICOU CEGO DE UM OLHO POR NÃO CONSEGUIR QUE A SECRETARIA DE SAÚDE -DEPOIS DE MESES TENTANDO - LHE CUSTEASSE OU FIZESSE UMA CIRUGIA DE, SE NÃO ME ENGANO, GLAUCOMA.
AGORA ME DEPARO COM MAIS ESSA - ABSURDA - FARRA COM O DINHEIRO DESSE SENHOR E DE TODOS NÓS. É ESTARRECEDOR.
ONDE ESTÃO AS LEIS E AS AUTORIDADES?

ISSO É GRAVE PARA DEMOCRACIA, POIS CIVILIDADE E PASSIVIDADE PODEM TER LIMITES.

Douglas Azeredo disse...

Achei que já tinha visto quase tudo... E que esse quase não me surpreenderia tanto, me enganei.

Anônimo disse...

Esse senhor é indigno de do cargo que ocupa. Bancou uma das mais caras campanhas de que se tem noticia em Campos e agora promove uma ação entre amigos com o dinheiro do povo. Precisamos, nós,cidadãos campistas ingressarmos no Ministério Público, barrar essa manobra indecorosa desse senhor que pensa que é dono do Poder Legislativo como faz com o seu sindicato. Tá passando da hora desse pelego ser expulso de onde está.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a opinião da futura prefeita. Ela pode tomar alguma providência sobre essa aberração? Afinal ela representa diretamente 135 mil pessoas que votaram nela e tb. os que não votaram e tirando os vereadores e seus familiares, ninguém pode ser a favor dessa aberração!
Boquinha

Anônimo disse...

Pior é que há transição na Câmara e as declarações é de que todos os projetos esstavão sendo vistos pelos iterlocutores da madame rosinha, quer dizer, o projeto tem a aprovação da turminha da lapa...

CARCARÁ disse...

É COMPETÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL O JULGAMENTO E A APROVAÇÃO OU NÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PMCG.
SE ELES APROVAREM AS CONTAS DO MOCAIBER, TERÃO QUE SAIR ALGEMADOS(ALGEMA NÃO PODE) NO LUGAR DO PREFEITO, DO MODO QUE ESTES QUE ESTÃO AÍ JÁ DEVERIAM TER SIDO CONDUZIDOS NO INÍCIO DESTE ANO.
NÃO ACONTECEU NO GOVERNO DO ESTADO PORQUE O CABRAL ESTAVA COMPROMETIDO E DEU COBERTURA NA ASSEMBLÉIA.




http://3.bp.blogspot.com/_iDjh5DxvluA/SSBhxjT2-4I/AAAAAAAAAAg/LW1oMXV1MrE/S220/falcao+comendo.jpg

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE EXISTE PARECER JURIDICO DE LEGALIDADE OU NAO DE ANTECIPAÇÃO DE SUBSIDIO PARA VEREADOR EM 6 X SEM JUROS.

É LEGAL OU ILEGAL ?

Anônimo disse...

existe legalidade ou não em antecipação do subsidio para vereador em 6 x sem juros.