terça-feira, novembro 25, 2008

Captação de água do rio Paraíba do Sul será suspensa à meia noite

A concessionária dos serviços público de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, no município de Campos, Águas do Paraíba, informou que a partir de meia noite a captação da água será suspensa e a distribuição será feita a partir de um rodízio por regiões da cidade, usando outras captações e estações de tratamento existente na área urbana do município. A suspensão da captação é conseqüência do vazamento do pesticida Endosulfan que ocorreu na madrugada de terça-feira (18), por causa da falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense. Cerca de 1,5 mil litros do pesticida escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio fluminense. PS.: Atualizado às 20:16: Ceca/Feema multa empresa em R$ 33 milhões por vazamento no Paraíba do Sul A Feema afirma ainda que empresa subestimou dano ambiental provocado por derramamento de pesticida. A Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental), da Secretaria Estadual do Ambiente, definiu agora a poucos minutos atrás, o valor da multa em R$ 33 milhões de reais para a empresa Servatis, responsável pelo vazamento do inseticida Endosulfan, no Rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul. A pluma tóxica tem provocado mortandade de peixes nas cidades por onde passa. Orientados pelos técnicos, estes municípios atingidos têm suspendido temporariamente a captação de água, por medida de precaução até que a contaminação se reduza a um nível aceitável. A suspeita de que o vazamento do inseticida Endosulfan, teria sido maior que os 1,5 mil litros informados pela Servatis, e está sendo apurado pela Feema. Os técnicos do órgão ambiental estão alertando para que não sejam consumidos os peixes mortos. PS.: Atualizado às 22:26: Corrigido a digitação do título da nota.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como no desastre de 29 de março de 2003 ( A Indústria Cataguases de Papel liberou 1,2 bilhões de litros de resíduos tóxidos no córrego Cágados, que atingiu o Rio Pomba em Minas, que por sua vez contaminou o Rio Paraíba do Sul, chegando até a nossa cidade no dia 01 de abril), a concessionária Águas do Paraíba juntamente com as autoridades municipais (defesa civil e sec de meio ambiente), nada informaramm à população campista sobre as ações que poderiam ser tomadas em função deste desastre.
Agora, mais uma vez, eles ficaram “avaliando” a situação pelos jornais.
Não sei se todos se lembram, em 2003, só foram informar que teriam que suspender a captação quando a carga poluidora estava chegando em Santa Cruz. Será que agora eles acharam que esta nova carga poluidora iria dobrar à esquerda e “subir” o Muriaé?

Se os técnicos da concessionária Águas do Paraíba não conseguem avaliar, com uma antecedência segura , a periculosidade de uma carga poluidora desta monta, imaginem se eles conseguem quantificar os 20 microgramas (0,00002 gramas) por litro, que é o Valor Máximo Permitido (VMP) pela Portaria 518 do Ministério da Saúde (que estabelece os padrões de potabilidade da água para consumo humano), para concentração deste agrotóxico (Endosulfan) e de mais 52 substâncias químicas que representam riscos à saúde (art. 14; tabela 3), na nossa água de cada dia.

Das duas uma: ou é incompetência técnica ou falta de transparência (honestidade) nas informações que as autoridades deveriam levar à população.

J.C. Salomão

P.S. E tem gente que acha que Rosana não é aqui.

Anônimo disse...

Roberto,
É pouco, irrisório mesmo o valor da multa face aos prejuízos incalculáveis.

Hoje, pelo início da tarde, recebo telefonema alarmante de Ernesto Machado, local onde temos pequena propriedade rural ribeirinha. Os peixos mortos: todos!

O desastre ecológico não é de se desprezar. Eu, otimista que sou ainda penso: é, poderia ser ainda pior se o nosso Rio Grande estive bufando, e, cuspindo água pra fora de seu leito, aí, então, toda nossa terra estaria diretamente contaminada.

Até quando!?

Luciana Portinho

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Obaaaaaaaaa!!!
Quem sabe que suspendendo essa "CAPETAÇÃO" aí nas águas, tudo volta ao normal.
Bem, declaro que a "capetação" tá longe das nossas águas da nossa Campos, em Nome de Jesus!

Tem alguém para dizer amém?