sexta-feira, novembro 28, 2008

Situação na região de Gargaú é caótica

O biólogo e professor do mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet, Ricardo Pacheco Terra, mais o multimídia Wellington Peninha, o multimídia também do Cefet Campos, estão neste momento, no mangue, junto à Barra de Gargaú e estão impressionados com os estragos provocados pela mancha tóxica que agrediu o rio Paraíba do Sul. A grosso modo, por telefone estão informando que há mais estragos na fauna do que a vista ontem na foz do rio em Atafona. São grandes as quantidades de peixes mortos de diversas espécies. Na chamada na ponta da Criminosa, na parte do mangue e no litoral de Sossego eles viram peixes diferentes dos conhecidos na região como pintado e outros. Eles também viram tartaruga e até capivara mortas. Os pescadores daquela região, assim como os de São João da Barra e Atafona estão literalmente apavorados, não só com as conseqüências à agressão ao mangue, ao rio e à fauna, como a repercussão de tudo isto, sobre os seus clientes. Neste momento, Ricardo, Wellington e Fabiano Sepé estão retornando a Campos.

3 comentários:

Vitor Menezes disse...

Seu Roberto... tá na vez do seu blog mandar sugestão de pauta para a Rede Blog... Diz aí... Abração!

Anônimo disse...

O MAIS IMPORTANTE EM TUDO ISTO É DOCUMENTAR, NESTA FASE PRECISAMOS DE PROVAS, FOTOGRAFICAS, PUBLICAÇÕES NOS JORNAIS ETC. GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM QUE VI NA TV (INTERTV E RECORD)COMO MORADORES SÃO FIDELIS E ITAOCARA, QUE ESTAVAM RECOLHENDOS PEIXES,PESANDO, CATALOGANDO E FILMANDO E FOTOGRAFANDO, E IAM ENVIAÇ[LOS PARA ANALISE, SE NÃO ME ENGANO PARA VOLTA REDONDA. NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR EM BRANCO. E AGORA PERGUNTO , ONDE ESTA O MINISTERIO PUBLICO, O DR. MARCELO LESSA. VAMOS DIVULGAR, VAMOS SALVAR NOSSO RIO PARAIBA, BERÇO DE NOSSA CIVILIZAÇÃO FLUMINENSE.
SEBASTIAN

Anônimo disse...

Roberto,

Os dados que estão chegando de maneira demasiadamente vagarosa, nos mostram um quadro do qual o tamanho de desastre ecológico foi de grande proporção.
O impressionante é que as autoridades tecnicas, não sabem nem podem aquilatar a proporção do desastre.
Com certeza podemos afirmar o maior de todos os tempos no nosso já quase morto Rio Paraiba do Sul.
Sem dúvida vamos sentir na pele as consequencias do acontecido.
Não há justificativa, nem multa pelos danos causados de maneira definitiva ao NOSSO AMBIENTE.
MATARAM UM PEDAÇO DE VIDA DE CADA UM DE NÓS, E DAS FUTURAS GERAÇÕES.
Que as autoridades e políticos possam enxergar a necessidade de mecanismos de prevenção reais e infalíveis contra fatos que simplesmente podem acabar com uma palavra, e o seu significado maior .

A vida...viva, presente maior do nosso criador, DEUS!
Que todos os cidadãos tomem consciencia da grande "morte" a que fomos submetidos com esse "acidente ecológico".
Cada um de nós, direta ou indiretamente vai sentir as conseguencias do acontecido.
Quem sabe ...nós acordamos para a vida !

J.Esqueff