quinta-feira, novembro 27, 2008

SJB faz concurso para projetos de urbanismo

Alguns municípios do país, já adotaram há algum tempo, o instrumento do concurso para projetos de prédios públicos e reformas urbanísticas. Se o blog não está enganado, a idéia começou com Jaime Lerner, lá em Curitiba. A capital paranaense conhecida pelas boas soluções em termos de urbanização e qualidade de vida, mesmo numa região metropolitana densamente povoada, conseguiu atrair idéias, pessoas e grupo de profissionais para este fim. Assim surgiu a idéia da Linha do Ofício, um projeto de habitação popular que acompanha uma linha de transmissão da cia. energética daquele estado, que resultou na construção de sobrados, cuja parte inferior foi destinada a pontos de comércio/serviços com geração de renda, que se aliaram à habitação popular oferecida pelo poder público no andar superior dos sobrados. A prefeitura de São João da Barra diz que a intenção do concurso é o de estimular os melhores arquitetos do país a elaborarem projetos de urbanismo que ajudem no planejamento e na organização urbana do município que estima que em uma década, poderá ter sua população triplicada. Entre outras coisas a prefeitura informa que pretende construir um centro administrativo, auditório e biblioteca na entrada da cidade a fim de descentralizar o crescimento atualmente utilizada.

2 comentários:

Gustavo Landim Soffiati disse...

Durante toda a campanha, a candidata Rosinha disse que abriria concursos desse tipo em Campos, caso fosse eleita. Será que ela cumprirá a promessa?

Anônimo disse...

Roberto, me desculpe usar este espaço para tratar de um assunto que não é o da pauta, mas é relevante no que tange o bem ao próximo e como o tema é da nossa querida São João da Barra, aproveito o espaço para solicitar ao poder público daquela cidade que de alguma forma possa viabilizar uma cadeira de roda motorizada para um cidadão muito conhecido daquela praia chamado Aluízio, ele vigia os carros em frente a Pousada Rio Sol em Atafona e tem uma "cadeira" que ele empurra com uma das pernas isso já vai que eu já conheço mais de 30 anos,(parece que ele teve quando jovem queimaduras provocando alguns danos físicos) . Ele já está um senhor e apesar de todas estas dificuldades mantém uma alegria de viver contagiante. Obrigado

Joaquim