quarta-feira, setembro 29, 2010

6ª feira debate na UFRJ sobre o comportamento da mídia nas eleições

O convite da Escola de Comunicação da UFRJ diz assim: "Há poucos meses, a presidenta da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, diretora da Folha de S. Paulo, declarou que, diante da debilidade da Oposição, a mídia teria que ocupar o seu lugar. E, de fato, qualquer observador realmente isento reconhecerá que, nestas eleições, a mídia não foi nada isenta, tendo ocupado com muito mais denodo e agressividade o espaço que deveria pertencer aos partidos políticos de Oposição ao atual governo. Este explícito papel que a imprensa escrita e televisionada cumpriu ao longo do atual processo eleitoral será tema de debate em evento organizado pela Escola de Comunicação da UFRJ, com a presença de profissionais da mídia, blogueiros, professores, estudantes e todo cidadão e cidadã realmente preocupados com a ameaça ao direito à comunicação e ao livre acesso à informação."

12 comentários:

Anônimo disse...

ubeNão acredito na isenção deste debate.

É flagrantemente pró Dilma.

Espero que se lembrem ao menos de tratar do assunto da recente condenação à morte de um blogueiro pelo governo do Irã, cujo ditador é amiguinho do Lula, Marco Aurélil Garcia (toptop) e Dilma terrorita.

A Dilma ganhando, o tempo poderá fechar para muitos blogueiros

Anônimo disse...

http://metalcadente.blogspot.com/2010/09/serra-um-exemplo-de-simpatia.html

Anônimo disse...

DIA 3 LAVAREMOS A ALMA!
É DILMA!

Anônimo disse...

A chamada "grande" imprensa fez um típico auê com a tal possibilidade de haver segundo turno nas eleições presidenciais. Foi mesmo um fogo de palha porque pelo que se verifica, não é bem assim a história. Dilma variou dentro da margem de erro. Serra ficou no mesmo lugar (de onde não saiu desde 2002) e Marina subiu dentro da margem de erro.

Parece que a mídia nacional tinha a clara pretensão de criar um segundo turno artificial, do mesmo modo que criou uma vantagem artificial de Serra desde o ano passado até um mês atrás. Era o antigo pensamento que preconizava que o eleitor manezinho votaria em quem estivesse ganhando. Parece que não ficou desse jeito. O eleitor manezinho está agora querendo saber do dele, de defender as conquistas que obteve durante esses anos. Por isso, conversa com os vizinho e sai às ruas falando que é retrocesso votar na marionete da direita.

Na marionete que insiste em dizer que FHC criou o real, quando foi Itamar Franco, e que fez tudo de bom que o país tem hoje. Eles é quem descobriram o fogo e depois, inventaram a roda. Aprovaram a lei da gravidade e botaram o planeta Terra pra rodar em sua órbita. É realmente incompreensível que não possam ganhar essa eleição.

Anônimo disse...

Realmente isso é flagrantemente pró-Dilma. O PT é obra do capeta! Eles agem contra os outros e acusam as vítimas. O que esperar de um partido composto por terroristas e vagabundos? O que esperar de gente que pensa que a riqueza e a prosperidade destroem a sociedade?

Aos companheiros do PT o perdão, e aos inimigos os rigores da lei.

Se a Dilma ganhar o tempo vai fechar pra todo mundo que não puxar o saco do PT e aceitar tudo o que eles dizem sem dar nem um pio.

Essas coisas de corrupção são os problemas superficiais, o pessoal se liga muito nisso e esquece que essa corja é capaz de coisa muuuuito pior. Como pode gente velha e gente que acredita em Deus e no nosso senhor Jesus Cristo acreditar nessa corja?

Anônimo disse...

Você pega um desses órgãos (genitais) de imprensa e, da primeia à última linha, é uma competição entre medíocres para ver quem acha o pior adjetivo para o presidente mais bem avaliado de todos os tempos no Brasil. Nunca na história deste país, a imprensa esteve tão dissociada da realidade das ruas. Nem no tempo das receitas de bolo e da ditadura militar, o noticiário foi tão esquizofrênico.

Falam mal de tudo que cheire a governo. Escondem de suas páginas e telejornais dados fundamentais como comida no prato, carteira assinada, casa própria com fogão e geladeira, filho na escola etc.

O negócio é saber quem foi o muquirana que andou roubando e dedicar páginas e mais páginas ao mar de corrupção que inundou o país.

Esses articulistas de aluguel acham que nos enganam, mas não enganam nem seus patrões, que, no fundo, não têm por eles o menor respeito. Tratam-os, intimamente, como meros cães de guarda, papagaios ensinados a dizer coisas que os barões das rotativas e das parabólicas nunca tiveram peito para gritar em seus próprios microfones.

_ Currrupaco, currrupaco, neoliberalismo, neoliberalismo! Currupaco, liberdade de empresa, quer dizer, de imprensa!
Nesses mastodontes da desinformação, o jornalista que descobrir que a namorada do filho do ex-braço direito da Dilma tem um cargo no governo ganha até prêmio Esso, mesmo que sua bombástica denúncia não mude as pesquisas em um ponto percentual sequer.

Anônimo disse...

Todos os jornalistas da grande imprensa hoje sonham ser como aquele articulista que dirigiu o filme mais chato de todos os tempos, Eu sei que vou te amar. E aqui não vai nenhuma crítica cinematográfica com motivação ideológica, o filme é um purgante mesmo.

Anônimo disse...

Ontem, confesso que tive calafrios ao me aproximar de uma banca de jornal. Sabe como é, o último domingo antes da eleição... eu sabia que o chumbo viria pesado.

VEJA só o que estava exposto.

A revista que pensa que o leitor é cego acusa Lula e o PT de quererem acabar com a liberdade de imprensa.

Só que a liberdade de imprensa já foi assassinada há muito tempo, inclusive pela própria revista e seus co-irmãos, que mataram a pluralidade formando um time de articulistas que se repete na mesma ladainha. Não só lá como nos jornais caipiras e nas organizações biscoito de praia. É um samba de uma nota só: a nota zero para o governo Lula.

Anônimo disse...

Os últimos anos presenciaram a mais tresloucada aventura do jornalismo manipulativo em nosso país. Premida pela internet, pelo prestígio decrescente e pela perda de poder político, a Grande Mídia, na figura de seus donos e de seus contratados, jogou todas as cartas na tentativa de manter ou colocar em altos postos alguns representantes-chave para o sucesso de suas jogadas políticas e comerciais.

Jogou e perdeu.

Muito se comentará, no futuro, sobre o último-prego-no-caixão da Grande Mídia, batido por aquele que parecia tão fácil de vencer. Muito se comentará sobre o Fator Lula.

Quanto a nós, responsáveis que fomos por coletar e divulgar as principais técnicas utilizadas pelos expoentes da manipulação jornalística, fizemos o nosso trabalho.

CURSO BÁSICO DE JORNALISMO MANIPULATIVO:

http://cbjm.wordpress.com/

Anônimo disse...

É lamentável que a Rede Globo, a Folha, o Estadão e a Veja escondam dos noticiários que vemos as conquistas do país em que vivemos, no qual a miséria está sendo eliminada, a prosperidade é visível e a auto-estima do povo resgatada do limbo.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de jornalismo pestilento, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.

É constrangedor que o Presidente da República seja achincalhado nas vinte e quatro horas do dia. Não há ''depois do expediente'' para um Chefe de Estad

claudio marques disse...

O jornalista Luis Nassif, que deverá ser uma das estrelas deste encontro, acaba de assinar um novo contrato com o governo no valor de R$30mil mensais. O contrato foi assinado entre a Presidenta da estatal Empresa Brasil de Comunicação e Luis Nassif no dia 16/09/2010 e publicado no Diário Oficial da União em 20/09/2010. Em todas as polemicas ele sempre se posiciona a favor do governo só que agora se sabe que este empenho é remunerado. Com toda aquela pose, é um amestrado...

Roberto, o blog é seu e você publica o que quiser mas não se preste ao papel de censor que o blog não merece.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 5:22.
Se saiu no diário oficial, não tem maracutaia.
Você deveria se informar direito e saber quantos milhões o governo tucano de São Paulo gastou distribuindo de graça a revista Veja para os alunos da rede estadual.
Queriam fazer uma verdadeira lavagem cerebral nos alunos.