domingo, setembro 26, 2010

Goyta 4 X 1 Boa Vista

Acabou há pouco o jogo pela Copa Rio adiado de ontem para hoje. Assim o Goytacaz está classificado para a próxima fase.

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor Roberto,
Gosto muito de seu blog e faço nele uma leitura diária, não só pelas suas interessantes postagens, mas também pela credibilidade que você conquistou comigo.
Porém, meses atrás alunos do IFF fizeram uma denúncia sobre uma bolsa de estudos que uma aluna recebeu e não deu a contrapartida que deveria, ficando com o dinheiro. Você em seu blog não se manifestou, quando, na minha opinião (que você pode discordar) deveria. Você também não deu muita divulgação ao processo eletivo, e posterior resultado, que ocorreu dentro do IFF, quando, também acho que poderia. Recentemente a Folha da Manhã está fazendo diversas insinuações de que a Reitoria do IFF trabalha contra a democracia dentro da instituição, inclusive divulgando manifestações dos próprios alunos.
Como já disse, leio seu blog todos os dias e tenho uma grande simpatia pelas suas idéias e opiniões, por isso acho que poderia esclarecer aos seus leitores estas manifestações da Folha, até para que cai a cortina de uma vez, e possamos entender porque esta empresa (que se chama de jornal) está fazendo estas insinuações, usando inclusive os alunos que nada sabem o que está por trás desta pauta.
Abs,
Gabriel

Anônimo disse...

Muito bom.
Vale a pena ler:
http://blogdobriguilino.blogspot.com/2010/09/se-diz-presidente-ou-presidenta.html

Roberto Moraes disse...

Caro Gabriel,

Há diversas questões a serem comentadas sobre suas perguntas.

A primeira é que o blog não trata exclusivamente de assuntos do IFF (ex-Cefet) porque ele tem uma proposta mais ampla de abordagens de assuntos como seus leitores sabem e acompanham.

Vez por outra informamos e comentamos assuntos do IFF, alguns e não todos, porque não seria interessante para todos que o lêem de diversos pontos da região e fora dela.

Sobre o caso da bolsa a que se refere não saberia te informar, o IFF possui cerca de mil bolsas que são operecidas aos alunos em programas diversos, bolsa de tabalho, de monitoira, de apoio tecnológico de iniciação cinetífica, de pesquisa, de exensão, bolsa da Petrobras, etc. Eta última por exemplo, é um programa mais amplo em que a empresa se dispôs a pagar bolsa aos alunos de cursos técnicos com vínculo direto à cadeia produtiva do óleo, gás ou bio-combustíveis em troca de melhor rendimento e estudo sobre a área.

Os diversos programas possuem acompanhamento que buscam garantir a eficiência dos mesmos, entre os quais o controle dos alunos bolsistas. É possível que um ou outro caso tenha passado aos olhos e controles dos setores competentes. Para isso uma informação detelhada de qual alunos, curso e programa ajude o IFF, eventualmente, em ajustá-lo.

Sobre a relação com a Folha da Manhã é um caso mais amplo e a tentaiva seguida de construir immagens que não condizem com a realidade da gestão do IFF, tem entre outros interesses o enfrentamento com este blogueiro na Justiça.

O jornal tenta calar este blog e o blogueiro em processo intimidatório de pedido de indenização de 400 salários mínimos.

Veja aqui:
http://robertomoraes.blogspot.com/2009/08/folha-da-manha-aciona-blog-na-justica-e.html

Mais do que isto o jornal tenta censura o blog. Tentou na Justiça liminar, até agora não concedida para que o blog fique impedido de falar sobre o jornal. Veja aqui:
http://abaixoacensuraredeblogcampos.blogspot.com/

Esta perseguição está relacionada ao sucesso dos blogs e da Rede Blog local que, entre outras coisas, se dispôs a mostrar as contradições da mídia local e seus interesses.

Por conta disto, o jornal resolveu empreender denúncias contra o IFF onde o blogueiro atua profissionalmente...

Continuerei em outro comentário por conta do tamanhpo máximo deste.

Roberto Moraes disse...

Olá Gabriel,

Seguindo:

As denúncias de autoritarismo na instituição não se sustenta e pode ser facilmente constatada ouvindo segmentos mais amplos da instituição. Há sim, uma disputa de poder interno entre pessoas, antes pertecentes ao mesmo grupo que se dedicou/dedica ao desenvolvimento da instituição, que o jornal tenta interferir por conta do que já foi falado acima.

Isto sim, um claro exemplo, de como atua o órgão de informação construindo, a partir de algumas pessoas ou grupo, uma imagem que não condiz com a realidade.

Sobre as eleições no IFF para diretotees de campi e não de Reitoria, elas ocorreram no tempo que a legislação nacional (lei e decretos) estabeleceram.

No momento atual de forma democrática e participativa discute-se e se debate o Regimeto Geral, num processo de Consulta Pública que foi iniciada com apresentações e debtaes da minuta em todos os campi com mais de mil pessoas da comunidade participando e de debatendo o instrumento legal interno que vai detalhar o Estatuto. O prazo pensado incialmente pelo Conselho Superior foi por duas vezes ampliados para que o debate aconteça.

Poderia citar outros pontos, mas o IFF segue sua trajetória e assim avança no atendimento à comunidade. O debate interno é saudável, a ingerência externa um direito da sociedade que financia a instituição, mas é evidente que o jornal tem outros interesses nesta seguidas matérias, onde sempre ouve por dias seguidos um grupo para depois ouvir o outro lado.

Enfim, mais adiante darei aqui no blog mais informações sobre esta querela que tem relação também com a redução significativa da vendagem do jornal nas bancas e assinaturas e, para tentar segurar alguma projeção sobre os setores que o financiam, tiveram que seguir a Rede Blog usando este instrumento de comunicação.

Está evidente que uma coisa tem relação com a outra. Processa e ameaça mais de um blogueiro (são dois processos pedindo indenização de 400 SM em cada um) e usa o jornal para construir pressões sobre a instituição em que o blogueiro atua.

O blogueiro não cessará sua atividade e denunciará todos estas pressões.

Par aisto recebeu mais de 70 apoios no processo inclusive de outros países como Argentina e Portugal.

Até um site sobre Comunicação do Portal UOL IDG Now noticiou o caso. Veja aqui.
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/11/10/idg-now-relata-mais-casos-de-problemas-legais-enfrentados-por-blogs-no-brasil/

Por enquanto é isto Gabriel continue acompanhando o blog e faça seu juízo sobre a questão da mídia local e sua revolta contra os blogs independentes.

Abs.