sexta-feira, setembro 24, 2010

O debate político, a mídia e os jornalistas

Ao contrário do que se dizia há duas semanas atrás, esta campanha eleitoral trouxe junto do seu acirramento, um debate ideológico profundo que andava adormecido na sociedade brasileira.
Engana-se quem imagina que só dos donos de jornal estão agindo e atuando com posições políticas ligados às usas ideias e, como é comum, aos seus interesses de empresários e comerciantes.
Os jornalistas também estão tendo espaço para atuarem e, é evidente, que isto fica mais fácil quando esta posição coincide com as dos donos das empresas em que trabalham.
Neste processo, é bom perceber, até por informações de jornalistas conhecidos, que há um bom tempo, o recrutamento para trabalhar na mídia já tendia a separar e escolher aqueles que tendiam às suas posições ideológicas, com preferência a uma garotada mais "limpinha" e alienada, com raras exceções.
É evidente que o blog se refere ao caso da grande mída das metrópoles, porque na mídia regional, a situação continua como a do coronel do interior: ou faz o que eu mando por uns trocados mínimos de sobrevivência, ou rua.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor Roberto
Realmente em nossa cidade existe um Jornaleco que se acha acima das LEIS. Seus diretores assinam a carteira dos funcionários NÃO colocando o salário da categoria e sim o Mínimo (pagam a diferença por fora), tb não aceita atestado médico dos funcionários. Podemos dizer que é um Jornal de "Carreira."

claudio marques disse...

É feio ser "amestrado" aqui como em qualquer outro lugar.O jornalista Luís Nassif, crítico ferrenho da mídia e constantemente citado no seu blog, acaba de assinar um contrato de R$180 mil com estatal Empresa Brasil de Comunicação. Tentam se mostrar diferente mas no fundo são muito iguais...

Obs: é a mesma empresa que assinou contrato de R$6,2 milhões com o filho do ministro Franklim Martins também sem licitação.

Anônimo disse...

Para o anônimo das 3:36.
Luis Nassif é um dos maiores e respeitado jornalista do Brasil, você deve ser eleitor de Serra, acusa, mas provar mesmo não prova nada.
Isso é o desespero que está batendo nesse pessoal que não se conforma que o Brasil mudou e pra melhor!