sábado, maio 14, 2011

Abacaxi em Quissamã

O botânico e pesquisador, Pedro Nahoum, está desenvolvendo em três estufas, no município de Maricá, numa área de 8,5 mil m², uma nova espécie da fruta, no qual baseia seu projeto de plantar um milhão de pés, em 35 hectares, em Quissamã.

O planejamento é que o fruto, que Nahoum pretende que tenha o nome de “abacaxi di Rio de Janeiro” já esteja às mesas em 2013 e pegue carona, para ficar conhecido nos grandes eventos esportivos previstos para a capital.

Desenvolvido nestes viveiros, onde o pesquisador atua desde 1992, ele hoje já tem 10 mil mudas e tem meta de possuir 5 milhões e 800 matrizes para plantio próprio e venda no mercado.

O novo fruto tem casca vermelha, é totalmente comestível, da casca à polpa seria antioxidante e antihipertensivas, seria muito doce e suculento, segundo o criador da espécie.

Para a comercialização da nova espécie, que segundo seu criador atinge até dois quilos de peso, ele deu o nome de César, em homenagem ao seu pai. Nahoum também está desenvolvendo uma embalagem especial com escritório de design e arquitetura.

Atualmente, o estado do Pará tem a maior área cultivada em abacaxi do país, com 9.986 hectares, enquanto o estado de Minas Gerais é o maior produtor do fruto com 639 mil toneladas retiradas de uma área plantada de 8.707 hectares, em números do ano de 2009.

Na frente do nosso estado, o Rio de Janeiro, que em 2009 colheu 168 mil toneladas, estava ainda, a Paraíba com 473 mil toneladas, Bahia com 218 mil toneladas, Rio Grande do Norte com 216 mil toneladas e, até São Paulo com 171 mil toneladas. A conferir!

Fonte: Valor.

PS.: Mais detalhes clique aqui.

Nenhum comentário: