segunda-feira, maio 30, 2011

Petrobras e Intel fecham acordo de cooperação

A Petrobras, sua subsidiária Petrobras Distribuidora e a Intel Semicondutores do Brasil assinaram Memorando de Entendimentos para futura cooperação tecnológica. O objetivo deste acordo é identificar oportunidades de cooperação entre as empresas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria de petróleo, gás e energia.

O acordo foi assinado no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. Por parte da Petrobras, o memorando foi assinado pelo presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima Neto, e pelos gerentes executivos da Petrobras Carlos Tadeu Fraga (Cenpes) e José Carlos da Fonseca (Tecnologia da Informação e Telecomunicações). Pela Intel, o acordo foi assinado pelo presidente e diretor geral da Intel do Brasil, Fernando Martins, e pelo CEO da Intel Corporation, Paul Otellini.

O documento é válido por 12 meses, período no qual Petrobras, Petrobras Distribuidora e Intel realizarão discussões técnicas, identificarão oportunidades e poderão estabelecer projetos com atuação conjunta.

Destacam-se no memorando três possíveis frentes de trabalho: o desenvolvimento de soluções de computação de alta performance (high performance computing – HPC), voltados para o processamento sísmico; a definição de linhas de pesquisa envolvendo semicondutores e plataformas de computação e comunicação aplicadas à exploração e produção de petróleo e gás; e o projeto Posto do Futuro, que visa a disponibilizar aos clientes de postos Petrobras serviços baseados em tecnologia da informação e comunicação.

Fonte: Blog Fatos e Dados da Petrobras.

Nenhum comentário: