quarta-feira, maio 25, 2011

Novo Cenpes da Petrobras

Vinte anos depois, o blogueiro voltou ontem, ao Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) para uma nova visita. Agora, a visita ao Novo Cenpes, foi para acompanhar a conclusão das obras do complexo de quase 200 mil m², uma construção projetada e edificada baseada no conceito da ecoeficiência e da sustentabilidade. Há vinte anos o blogueiro conheceu laboratórios de simulação de plásticos (polímeros) e outras inovações tecnológicas que a empresa viabilizou comercialmente mais adiante.

Agora, se preparando para dar conta do desafio da exploração no pré-sal, além do crescimento das atividades de produção, a Petrobras amplia o seu Centro de Treinamento, que foi projetado para menos de 1 mil funcionários e hoje, já hospeda, cerca de 4mil.

Para isto foi construído este novo complexo de pesquisas, laboratórios, etc., num prédio defronte ao anterior, ligado por um amplo túnel, também na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, junto à UFRJ.

Uma visita que dá gosto de ver de perto. Um prédio, cujos detalhes da montagem, ainda estão sendo finalizadas, para um uso definitivo até o próximo mês de setembro.Um exemplo da boa engenharia brasileira e da capacidade de uma empresa que orgulha o povo brasleiro.

Um complexo, que como já foi dito, é ecoeficiente e que está em processo de certificação de sua sustentabilidade, que aproveita água da chuva nos telhados e pisos e tem uma ETRA (Estação de Tratamento e Reciclagem da Água) que permite o reuso de 68% da água utilizada no complexo, uma arquitetura montada que terão aproveitamento de luz solar com telhas transparentes e serão posicionados para melhor aproveitar os ventos, garantindo maior conforto térmico e economia de energia na iluminação e condicionamento do ar interno pela localização dos ventos e de posição em relação ao sol, além de diversos outros itens.

Procurando na internet algumas imagens que pudesse mostrar em mais detalhes, além da foto acima, o blog encontrou no YouTube, um programa “Cidades e Soluções” da Globo News, feito recentemente, que mostra em vídeo (primeira parte com 13 minutos do vídeo abaixo), estes detalhes, ouvindo o arquiteto e gestores deste empreendimento, que tem um custo de cerca de R$ 2,5 bilhões. Vale conhecer os detalhes:

4 comentários:

blog do Carlinhos do Farol disse...

Caro amigo Roberto Moraes, pessoa que tenho grande respeito e admiração. Vc saberia me responder, quando será iniciada as obras do Aeroporto do Farol de São Thomé. Matéria comentada no seu Blog? Nós Moradores do Farol de São Thomé, aguardamos esta resposta com muita expectativa de Desenvolvimento econômico e Social para nossa comunidade e toda região.

Roberto Moraes disse...

Caro Carlinhos,

A informação do blog sobre o assunto, já é um pouco antiga, mas, como não tenho nova...

O projeto teve problema com licenciamento ambiental. Depois, pelo custo, a Petrobras, teria avaliado a possibilidade de diminuir o porte do mesmo. Por último, a informação é que sairia no início do 2º semestre deste ano.

Vamos tentar novas informações.
Abs.

Anônimo disse...

lindo, lindo, lindo. espetacular.

e aí fica a pergunta:

prá que serve a petrobras para a grande maioria dos brasileiros, se nela não trabalhamos, se não temos participação nos lucros, se , nós maioria, somos mal atendidos nos serviços públicos, se compramos tudo muito caro por causa do transporte que é caro devido ao combustível que é caro,se pagamos a gasolina mais cara do mundo, se .........
vai dizer que existe explicação para o preço absurdo e os lucros extratosféricos ?

Denis Freitas Toledo disse...

O projeto é incrivelmente grande e que tem como finalidade ajudar o Brasil a crescer com tecnologia de ponta. A pergunta é, porque não há em nossa região prefeitos unidos em busca de trazer esse tipo de empreendimento para cá? Nossa região é a maior produtora de petróleo do país e ainda será por um longo tempo, o ideal seria que esse tipo de Centro de Pesquisas viesse para nossa região e atrairia muitas outras empresas com alta tecnologia, além de incentivar parecerias com as Universidades da nossa região. Enfim, o que precisamos desenvolver no Brasil é tecnologia de ponta para agregar valor em tudo que temos e não sermos mero exportadores de matérias primas com pouco valor.