sexta-feira, maio 27, 2011

Centro Acadêmico de Geografia e Reitoria do IFF se posicionam sobre manifestação de 25 de maio

Em carta, C.A. do curso de Geografia do IF Fluminense faz carta à comunidade relatando o fato ocorrido durante a manifestação do dia 25 de maio, na Avenida Pelinca.

"Carta do Centro Acadêmico de Geografia"

"Marchas e incidentes"

Campos dos Goytacazes, 26 de maio de 2010.

"Nós, estudantes, com bandeira hasteada pela “Semana Nacional de Lutas da Geografia”, nos organizamos e marchamos pela nossa cidade, clamando por mais segurança pública. O objetivo era muito simples, uma manifestação pacífica, iríamos fechar o trânsito na Avenida Pelinca por alguns poucos minutos e logo depois iríamos liberá-lo. Faríamos isso, algumas vezes, a imprensa iria registrar, e consequentemente divulgaria nossa insatisfação com o problema já referido.

Ora, vemos dia após dia nossos companheiros sendo assaltados, tendo que entregar seus pertences sob ameaças e, em alguns casos, agressões moral, psicológica ou física. E diferente de nossa acuada administração publica não poderíamos ficar estáticos. De alguma forma deveríamos externar nossa indignação, e pra ser ouvido nada mais óbvio de que fazer barulho, fazer nosso grito de insatisfação ecoar pelas vias públicas e nos tornarmos porta voz de nossa população, que apesar de sofrida se cala.

Reunimo-nos em frente a nossa Instituição de Ensino, confeccionamos cartazes, pintamos nossos rostos e como embaixadores de todos os nossos semelhantes marchamos. Gritamos, bloqueamos o trânsito, erguemos nossas vozes em um coral de protesto. Um cinegrafista filmava o tráfego lento dos carros, pessoas nas calçadas nos apoiavam (confirmando que nosso descontentamento é coletivo).

Toda a manifestação ocorria como o esperado. Porém, infelizmente nem todos compreendem a magnitude de nossos ideais. E como já deve ser de conhecimento geral de todos, um empresário conhecido de nossa cidade e possuidor de recursos suficientes para ter uma segurança privada, mostrou-se avesso a nosso comportamento altruísta, e simplesmente arrancou com o carro furando nossa barreira de forma agressiva levando consigo, numa velocidade preocupante, um de nossos companheiros, que teve a sagacidade de se agarrar ao capô do carro sendo arrastado por dezenas de metros.

Tememos pelo pior, corremos desesperados, gritamos e pedimos para que o motorista parasse o carro, e ele o fez. Nosso companheiro caiu do capô, levantou-se e se deparou com o motorista furioso, que chegou distribuindo gratuitamente socos e ofensas, juntamos nossas forças para apartar o tumulto, alguns de nos também foi alvejado por pontapés e socos, e não demorou muito para se descobrir que o mesmo não estava sozinho. A polícia foi alertada, o tumulto contido, as devidas queixas e boletins de ocorrência foram abertos. Mas ainda resta a indignação, a sensação de que nossa luta não terminou. Provamos a nós mesmos que ainda há muito a se fazer, provamos do sabor amargo da indiferença e do descaso de alguns para o bem comum.

Mas como já dissemos, nossa voz não foi silenciada e na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, às 19 horas, partindo de frente do IFF (antigo CEFET) iremos mais uma vez dar as mãos em prol de uma segurança pública digna, nos mostrando contrários à violência urbana e criminalização dos movimentos sociais.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS ESTUDANTES DE CAMPOS/RJ!

Centro Acadêmico de Geografia – IF-Fluminense"

A Reitoria do IFF emitiu Nota Oficial sobre a questão:

“Reitoria manifesta apoio aos alunos de geografia”

“A Reitoria vem a público manifestar o apoio ao C.A. de Geografia e aos alunos de demais instituições que se manifestaram contra a falta de segurança.

A Reitoria do Instituto Federal Fluminense vem a público manifestar o apoio ao Centro Acadêmico de Geografia do IFF e aos alunos de demais instituições que se manifestaram contra a falta de segurança nas imediações do campus Centro, na noite da última quarta-feira, na Avenida Pelinca.

Tendo como função contribuir para a formação de jovens, o Instituto repudia toda e qualquer manifestação de violência, principalmente a sofrida por Victor Régis, aluno do IF Fluminense e Carol Agra Liberty, da Universidade Federal Fluminense, tendo em vista que a mobilização foi feita de forma pacífica, visando apenas chamar a atenção para o problema.

Cibele Daher Botelho Monteiro

Reitora."

10 comentários:

Anônimo disse...

"E como já deve ser de conhecimento geral de todos, um empresário conhecido de nossa cidade e possuidor de recursos(...)"


Qual é o nome desse empresário?

Anônimo disse...

ONDE ESTÃO OS VALORES ÉTICOS E MORAIS DE SANDRO MOURA PARA TER ALUNOS?

Anônimo disse...

SABE QUAL É SEU CASTIGO SANDRO É O DESPREZO E COMEÇA COMIGO JÁ NÃO BOTO OS PÉS NA SUA ACADEMIA NUNCA MAIS, PARA MIM VOCÊ É UM PERIGO A POPULAÇÃO, SE ISSO ACONTECE COM UM FILHO MEU VOCÊ IA VER SÓ.

Victor Frias disse...

"...bloqueamos o trânsito...", "...furando nossa barreira", na próxima manifestação, espera-se, além da imprensa, a presença também, das instituições de segurança, para coibir os atos de violência dos dois lados.

Anônimo disse...

O NOME DO EMPRESÁRIO É SANDRO MOURA.

DONO DA ACADEMIA DA AVENIDA FORMOSA, FORMADO MUITO MAL NO ENSINO MÉDIO.

GRANDE PRODUTOR DE EVENTOS EM CAMPOS.

A CULTURA DA CIDADE É POR CONTA DELE.

QUE HORROR!

SIMONE disse...

Poxa todos os blogs noticiaram o nome do empresário, é SANDRO MOURA.

Anônimo disse...

Esse empresário eo Sandro Moura que e dono de uma acadêmina na formosa e que também promove alguns eventos como o CAMPOS FANTASY...

Anônimo disse...

Agora, agressão está virando moda em Campos. É aluno agredido por "empresário", guarda municipal agredida por magistrado. Salve-se quem puder, estamos na terra de malboro.

hermes disse...

Os arredores das universidades publicas na cidade de Campos têm se tornado pontos de preferencia para a pratica assaltos, digo isso pq fui vitima de assalto perto da UENF e depois de mim um amigo meu também foi e já fiquei sabendo de mais um assalto por lá, mas a maioria não faz o bolteim de ocorrencia pq o tempo minimo para se fazer umn BO é de no minimo meio dia e em muitos casos além de estudantes somos trabalhadores e não temos como ficar a merce da morosidade da policia, é uma dupla agressão por parte do estado

Merlim disse...

Sandro Moura é um rapaz recalcado, sabe-se lá porquê, possuindo um ressentimento pela humanidade.Deve ser internado imediatamente num hospital psiquiátrico e com a chave jogada no rio Paraíba. Um verdadeiro bobo que ainda acredita que possui dinheiro.Filhinho, você possui um pouco de dinheiro.Quem tem dinheiro é Eike Batista!