terça-feira, maio 17, 2011

Profissões com mais vagas que estão/serão disponibilizadas pelo Comperj e Complexo do Açu

O blog somou as demandas para os dois próximos anos (2012 e 2013), que estão sendo divulgadas para os dois grandes empreendimentos a serem implantados, simultaneamente, em Itaboraí e no Açu em São João da Barra e trouxe aqui para os leitores terem uma ideia da distribuição do quadro de algumas funções que mais serão demandadas:

  1. Ajudante de obras = 7.000 vagas;
  2. Soldadores = 5.500 vagas;
  3. Armadores = 3.900 vagas;
  4. Ajustadores = 3.000 vagas;
  5. Caldeireiros = 2.600 vagas;
  6. Pedreiros = 1.400 vagas;
  7. Eletricistas = 1.400 vagas;
  8. Montadores = 1.400 vagas;
  9. Instrumentistas = 1.400 vagas;
  10. Operadores de equipamentos = 1.100 vagas;
  11. Montadores de andaimes = 1.000 vagas;
  12. Topógrafos = 700 vagas;
  13. Pintores industriais = 500 vagas;
  14. Carpinteiros = 500 vagas.

Há diversas outras funções não listadas, tanto de nível fundamental e médio, quanto de escolaridade de nível superior que poderão atingir ao quantitativo por função de 500 vagas por empreendimento, mas é evidente, que o quadro de funções, tanto em um quanto em outro empreendimento, tem na base da sua pirâmide os profissionais das funções mais básicas, e de menos escolaridade. Na operação dos empreendimentos a tendência é que a exigência de escolaridade mínima, para a grande maioria dos trabalhadores seja a de nível médio.

Estes números estratificados por função se modificam à medida que o planejamento vai sendo reformulado e ajustado.

Estes números se referem mais para a fase de construção e montagem dos primeiros empreendimentos e conforme, o cronograma deles, parte dos profissionais poderá ser aproveitado também para a fase de operação, que tende sempre, a necessitar de menos profissionais que as etapas de construção e montagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pois é. As notícias do Complexo do Açu sempre com números que impressionam. Porém, nem SJB nem Campos figuram na lista das 50 cidades que mais geraram postos de trabalho recentemente.
Cidades bem menores como Goianésia-GO, Pontal-SP, Dois Corregos-SP, Morro Agudo-SP, entre tantas outras, geraram muitos mais emprego e aparecem entre essas 50 cidades.
Essa LLX faz muito alarde para valorizar as próprias ações.

Anônimo disse...

É animador ver essa quantidade de vagas de empregos disponível em nossa região, no entanto, o que acontece é que jovens estão se qualificando para ingressar na área industrial mas pelo fato de não terem experiência na área pretendida, permanecem desempregados.
Faz-se necessário que as empresas dêem oportunidade do primeiro emprego, do contrário, como adquirir experiência se não tiver a chance de começar a trabalhar por falta de experiência?

Anônimo disse...

Os jovens estão começando os cursos tecnicos muito tarde,meu filho terminou o ensino médio com 16 anos e tem que esperar 2 anos para um curso tecnico.Até terminar o curso...

Leonardo disse...

Concordo plenamente com o que o amigo abaixo disse. Tiro-me como um bom exemplo, tenho curso de CBSP, HUET, CACI, Plataformista, Solda Eletrodo Revestido, Solda MIG/MAG, Solda TIG e estou começando Técnico em Mecânica dia 06 de Fevereiro, além disso tenho Inglês básico e Informática nível Intermediário. Mandei cerca de 580 e-mails até agora e não recebi nem 1 telefonema ou e-mail de nenhuma Empresa, estou enviando desde Novembro, este fato com certeza se deve ao fato de até agora eu ter em meu Currículo experiências somente em Bancos que foi o que trabalhei minha vida toda desde os 18 (tenho 26 agora). Pergunta que não se cala, não tenho o direito de mudar de ramo? Mudar de área profissional já que me qualifiquei pra isso? Só no Brasil mesmo...