terça-feira, maio 24, 2011

Qual o quê?

Aproveitando a nota do nosso colaborador-articulista Bruno Lindolfo, sobre o cinema, eu provoco o assuto do alvoroço que fizeram com a chegada novo shopping. Consideraram o máximo a inauguração de um shopping como sinônimo de desenvolvimento. Quiseram que se visse no fato um desenvolvimento do município similar à que viram quando da instalação do Mc Donalds.

Pois, o fato é nacional. Está relacionado ao crescimento econômico do país, ao poder de compra da já famosa classe “C”.

Na semana passada os notícias econômicas informaram que o grupo da PátioMix Shoppings Centers, outro grupo de investidores, está inaugurando shoppings com cerca de 120 lojas, 30 mil m² de área construída (quase 50% maior) cinemas 3D, 4 lojas âncoras e mais 2 megalojas, nos município de Resende e Itaguaí e início das obras e lançamento em Linhares no Espírito Santo e também, em Petrópolis.

É ou não provincianismo o alvoroço local? Aliás, é possível que a falta de planejamento e preocupação com as vias de acesso e o entorno dos empreendimentos, seja ruim, apenas por aqui.

15 comentários:

Anônimo disse...

Mais que possibilitar um crescimento e ofertas de emprego na cidade, shoppings, grandes lojas, etc..tem que vir acompanhadas de qualidade de vida para a população.
Progresso e qualidade de vida não podem ser sinônimos de lojas e de consumismo como únicas opções. A cidade carece de alternativas baratas ou gratuitas de lazer. Daí a necessidade de parques, calçadas transitáveis áreas de recreação de verdade e lazer, as pessoas andam na cidade "olhando para o chão", porque não tem beleza, qualidade de vida, e sim fumaça dos veículos, caos e desrespeito. A cidade tem potencial mas existem prioridades pessoais antes das coletivas.

Anônimo disse...

Você está certíssimo Roberto, é um fenômeno nacional, e não exclusividade de Campos! O mesmo acontece com a construção civíl, q também é um fenômeno nacional, em quase todas as cidades médias e grandes.

Blog "O Vagalume" disse...

Olá, Professor Roberto!

Isso me fez lembrar, apesar de não ter uma relação direta, um caso ocorrido na minha santa terrinha.
Destruíram uma fábrica histórica, integrante do patrimônio histórico local e construíram um prédio horroroso.
E os municípios, míopes, afirmavam que aquela construção estava gerando renda e emprego p o município.
Dá dó!

Douglas Azeredo disse...

É Roberto, eles só "esquecem" de dizer isso.

Anônimo disse...

Sem contar que damos a volta no shopping em 5 minutos de tão pequeno que ele é.

Anônimo disse...

È verdade, pena que as cabeças administradoras de Campos não conseguem abrir suas mentes para o desenvolvimento. É o fim essa falta de planejamento e inviabilidade de acesso ao Shopping, os investidores até tentam, mas fica difícil realmente investir em Campos.

Anônimo disse...

Isso tb. ocorreu quando veio o Roncette e no outro espaço seria o shopping Iguatemi. Tinha um locutor de rádio oficiosa (puxa saco) que só faltava ter "orgasmo no ar", de tamanha empolgação com então crescimento da cidade. Hoje ninguém sabe por onde anda o antigo proprietário do hipermercado. E o locutor? Esse parece que puxou tanto o saco que acabou na geladeira, melhor, no freezer.
Ainda tivemos uma outra "coisa" que queria vender as instalações, foi barrado. Ainda bem! Pelo menos não teríamos hoje, um elefante branco ao lodo do shopping!
Pobre de Campos!

douglas da mata disse...

Roberto, você quis dizer "provincianismo mercenário"?

Quem se dispõe a dourar tanto a pílula deve ter lá seus motivos.

E acaba por alimentar a visão, como a do comentarista aí de cima, que enxerga virtudes no lucro da esfera privada (que ele chama de investimento, como se nos fizessem um favor)e que só enxerga virtude na esfera pública se for para pagar a conta, ou seja, arcar com o ônus das mudanças urbanísticas a serviço do interesse particular, ou de apenas um setor da sociedade: quem tem carro , ou quem freqüenta shopping.

Tudo bem se as outras prioridades para o dinheiro público estivessem satisfeitas, o que não parece o caso.

Um abraço.

Anônimo disse...

Caro Douglas.
Não fui eu quem fiz o comentário acima, mas o que devemos fazer além de cobrarmos com juros e correção monetária do poder público? Afinal trabalhamos até o próximo dia 29 só para pagar impostos. Eles estão nos devendo e muito.

Anônimo disse...

Professor!
Leia seus próprios textos.

Shopping em Macaé é desenvolvimento e em Campos? É devaneio?

O senhor tá saindo melhor que encomenda. Já se foi o tempo da imparcialidade! Vestiu a fantasia?

Roberto Moraes disse...

Comentarista da 12:08,

Vê-se que a obrigação em atender ao chefe lhe venda os olhos, talvez, também outros sentidos.

A presente nota questiona o fato de, no momento do atual boom da economia, como crescimento da classe "C" em todo o país, estar incrementando a ampliação o comércio e, consequentemente, dos shoppings em todo o país, e não apenas em Campos.

Os exemplos citados na nota são apenas de cidade de porte médio, todas menores que Campos, tanto em termos de área, quanto de população e movimento da economia e, não se esqueça, sem royalties.

Qualquer outra interpretação diferente disto, em qualquer época, é consequência unicamente, da observação, sem questionamentos da determinação do chefe.

O chefe não encomenda, ele determina.

Quanto à questionada imparcialidade, pede autorização ao seu chefe para ler o texto publicado aqui, pela primeira vez, em setembro de 2008, intitulado "O mito da imparcialidade", assim poderá, se desejar, compreender o que é e como se faz este blog, assim como a grande maioria.

Só não faça nada disto, se você for o próprio (não esqueça do IP)e, por isto, esteja tão indignado.

Sds.

Roberto Moraes disse...

O link para o texto do Mito da Imparcialidade:

http://robertomoraes.blogspot.com/2008/09/o-mito-da-imparcialidade.html

Sds.

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Esse comentário é pra vc a título de colaboração apenas. Mas se vc quiser publicar tudo bem. Quero te informar que esses questionamentos e defesa dos "Garotinhos" são feitos por Lindamara, ou Feiamara, como muitos chamam. Sou uma pessoa que tem "trânsito" no meio desse pessoal, mas que não gosta deles. Posso te garantir que eu já ouvi da própria Lindamara, a seguinte afirmação: "tem dia que eu fico o dia inteiro patrulhando os blogs e detonando". Eu ouvi, não foi ninguém que me contou. Abraços!

Anônimo disse...

E a gente paga ela e os outros p`ra isso?????
Ou seria pior ainda se ela resolvesse trabalhar??????

Mendel disse...

Coisas de Fields of Goytacazes, esse aprazível lugar que por muitos é conhecida por ser o meio do caminho entre o Rio e Vitória.

É por essas e outras que a cidade pe conhecida deste jeito...