sexta-feira, maio 13, 2011

Bradesco empresta dinheiro para o Porto do Açu

No balanço do 1º trimestre de 2011, que a LLX divulgou na quarta-feira, para a Ibovespa e seus sócios, sobre as suas atividades na implantação do porto no Açu, está apontado, um prejuízo de R$ 3,8 milhões (420% maior que o prejuízo do balanço anterior).

Neste relatório consta ainda, a informação da contratação de um empréstimo, em 4 de maio de 2011, junto ao Banco Bradesco da quantia de R$ 470 milhões, com prazo de 2 anos que, segundo a LLX, servirá de ponte até a contratação do financiamento de longo prazo em negociação com o BNDES e outras instituições multilaterais. Também segundo a LLX, estes recursos serão utilizados nas obras da infraestrutura portuária dos seus terminais.

Outros dados e imagens retiradas do relatório do 1º semestre de 2011 da LLX:

1) O superporto do Açu poderá movimentar 350 milhões de toneladas de cargas por ano, com destaque para o petróleo cuja movimentação deverá superar 1,2 milhões de barris por dia.

2) O Superporto do Açu, terá 40 berços e mais de 17 Km de píer. Na sua retroárea com cerca de 130 km2 está sendo implementado o Complexo Industrial do Superporto do Açu (“Complexo”) que já é o maior empreendimento porto-indústria da América Latina. O Complexo irá receber usinas siderúrgicas, pólo metal-mecânico, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, estaleiro, indústrias offshore, plantas de pelotização, cimenteiras e usina termoelétrica. As indústrias instaladas no Complexo também se beneficiarão de e uma alíquota de ICMS reduzida e de energia cerca de 30% mais barata do que em outras localidades.

3) O Superporto do Açu está sendo desenvolvido por duas empresas: LLX Minas-Rio e LLX Açu. Na LLX Minas-Rio, desde o início de 2 2007 até março de 2011, foram investidos, para 100% do projeto, cerca de R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 119,2 milhões durante o 1T11. Este montante foi alocado principalmente na construção do píer de minério de ferro que ao final do trimestre já estava 70% concluído e, na dragagem, que apresenta um avanço físico de mais de 90%. É importante destacar que, nas informações trimestrais da LLX Logística, a participação da LLX Minas-Rio é proporcional ao capital detido por sua controladora (5 51%). Na LLX Açu, já foram investidos R$ 44 43,5 milhões entre 2007 e março de 2011. Durante o primeiro trimestre de 2011, o investimento foi de R$ 48 milhões.

Como pode ser visto no cronograma abaixo a previsão de início das operações do porto cuja construção começou no 2º semestre de 2007 (início do projeto no 1º semestre de 2006) de Açu é no segundo semestre de 2012, e para o mineroduto (Minas-Rio) no 2º semestre de 2013.

PS.: Clique sobre as imagens para ver em tamanho maior.

Um comentário:

denis disse...

As ações do grupo X vêm caindo sistematicamente durante esse ano, com esses conflitos que estão acontecendo ultimamente a tendência é cair ainda mais, essa semana será primordial para o grupo, pois por mais que eles neguem que não estão perdendo com isso, é inevitável o prejuízo tanto para a imagem do grupo, quanto por conta de uma obra dessa magnitude esta parada. Esse empréstimo só vem reforçar que as coisas não andam bem, afinal duvido que esse empréstimo era previsto. Nesse exato momento estão decidindo quando fechar novamente as entradas do porto, e dessa vez tem reforços, pois um grupo de pescadores vão estar nas manifestações!