segunda-feira, abril 06, 2015

Explicação sobre as propagandas que o Blogger (Google) está publicando à revela do blogueiro

Não era difícil imaginar que no sistema em que vivemos que tudo vira mercadoria a Google, proprietária do sistema (estrutura do Blogger, gestora "gratuita" de blogs pelo Blogspot) viesse um dia a usá-lo para as suas propagandas.

Não sou contra os blogs que optam por ter propaganda. Esse é um debate antigo e longo que prefeito não ter no momento. Apenas sempre preferi e optei por não abrir espaço para tal, a despeito dos entendidos, ao saberem do número diário de visitantes fazerem contas das boas receitas que dariam.

Canso de receber do próprio Google as sugestões de propaganda via uma ferramenta chamada de "Adsens" (se não estou enganado). Sempre rejeitei sem me interessar muito para saber o que poderia estar perdendo.

Confesso que diante do trabalho e do tempo que a gestão do blog me consome, eu já cheguei a conversar com gente do setor de marketing, para receber trabalho de apoio, em troca de alguma propaganda, sem retorno financeiro para mim. Com a permuta, entre outras coisas, cheguei a aventar a hipótese de solicitar que elaborassem uma página, um pouco menos feia e tipo padrão do Blogger que sempre usei, como a que está no ar.

Diante de assertivas e/ou propostas que eu não conhecia, ou temia, nesses quase onze anos de militância blogueira, eu fui optando pelo perfil atual. Página simples e gestão descomplicada e limitada ao que o tempo disponível que eventualmente resta dos compromissos profissionais.

Nessa toada é que comecei há alguns dias a perceber que algumas postagens minhas estão aparecendo  com propagandas que não autorizei e nem me interessam. Imagino que depois desse tempo todo e armazenando milhares de páginas com textos, fotos e vídeos das postagens e comentários a Blogger (Google) resolveu cobrar pelo que era gratuito.

Eu tentarei uma forma de me livrar disso. Caso não seja possível, terei que avaliar o custo da hospedagem desse material, embora, saiba desde já como será complicado copiar tamanho acervo.

Enfim, a postagem tem a função de manter nossos colaboradores e/ou leitores informados do que se passa, assim como a clara posição desse blogueiro.

Sigamos em frente!

Nenhum comentário: