quarta-feira, abril 22, 2015

Quota dos royalties a ser depositada amanhã tem aumento médio de 16% em relação a março

O depósito referente às quotas mensais dos royalties de abril serão efetuada amanhã nas contas dos municípios pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Esses valores se baseiam na produção do mês de fevereiro. Em média, o aumento no valor das quotas ficou em 16%, em relação àquela paga no mês passado de março.

A quota recebida pelo município de Campos dos Goytacazes cresceu 16,5%, a de São João da Barra, 17,9% e a de Macaé, 15,2%. A tabela abaixo foi produzida e enviada ao blog pelo Wellington Abreu, superintendente de Petróleo, Gás e Tecnologia da Prefeitura de São João da Barra.

A lista inclui um total de vinte e cinco municípios produtores, sendo vinte fluminenses e o município de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo. A variação do percentual de aumento de receita é de 6,4% para Itaguaí, o menor percentual e de 24,2% de Parati.

Para Wellington Abreu "apesar deste aumento, não devemos esperar o mesmo para Maio, pois o mês de março teve uma queda de produção refente a fevereiro de 1,4% e mesmo março tendo 31 dias e fevereiro 28 dias de produção. Fato devido principalmente a parada da P-58 e a trágica parada FPSO-São Mateus."

Para o blog, com o dólar hoje abaixo de R$ 3, junto com o preço um pouco menor do barril no mercado internacional e também uma produção similar indica uma tendência de equilíbrio da receita nesse patamar de abril. Porém, as variações desses indicadores dependem de muitos fatores. A pergunta continua sendo sobre o que devemos modificar na maneira de gerir esses bilhões.









Nenhum comentário: