segunda-feira, abril 06, 2015

Petróleo subiu 5,8% hoje

Como vivemos numa região que mais que nunca fica atenta a essa flutuação de preços do mercado internacional, vale saber que o petróleo brent, surpreendentemente, subiu só hoje, 5,8%, tendo sido cotado a US$ 58,12 o barril na ICE Futures Europe. Esse preço é o maior desde 26 de março.

Os motivos especulados: queda dos estoques nos EUA de cerca de 300 mil barris apenas entre 31 de março e 3 de abril. Também contribuíram para o rali de hoje a notíciade que a Arábia Saudita aumentou o preço oficial de venda de petróleo para compradores da Ásia, e o enfraquecimento do dólar.

Esses dois fatores fortaleceram expectativas de fortalecimento da demanda pela commodity. A procura tem sido forte o suficiente para elevar os preços da gasolina e outros combustíveis derivados do petróleo. A queda nos estoques em Cushing é provavelmente um sinal de que mais refinarias estão aproveitando a alta nos estoques de petróleo para comprar a matéria-prima a preços baixos.

No entanto, num tipo de mercado especulativo e que mexe com grandes somas de dinheiro como este do petróleo, o rali de um dia diz muito pouco sobre tendências.

Um comentário:

Anônimo disse...

Irã, abarrotado de petróleo e em vias de ter o benefício do fim cancelamento do embargo econômico, que vinha sofrendo, há quase uma década, com isso o petróleo, poderá tender a baixar de preço no mercado internacional.

Por outro lado USA, com o fim da crise, iniciada em 2008, e em plena recuperação de sua atividade industrial, será o parceiro do Irã, nessa frente.