No caso do Porto de Santos chama a atenção a pequena distância dos tanques para a rodovia, o que caracteriza o adensamento urbano ao redor dos reservatórios. O fato de serem tão próximos leva a crer que quando de sua instalação a área já deveria ser cara diante do boom do polo industrial químico do final da década de 70 na Baixada Santista que deu origem ao município de Cubatão.
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Incêndio reservatórios polo petroquímico Ultracargo em Santos - Valor |
É pouco comum ao redor do mundo que se tenha polos petroquímicos com grandes depósitos de armazenamento de combustíveis tão próximos às aglomerações urbanas.
Nesses depósitos da Ultracargo que ardem desde a manhã de quinta-feira, portanto, há mais de 60 horas são armazenados etanol e outros produtos oriundos da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Por ali sai o abastecimento da capital paulista. Pelo Porto de Santos através de navios de graneis líquidos atracados também se leva gasolina, diesel para o Nordeste, que só agora passa a contar com uma refinaria em Suape, PE.
É oportuno recordar que foi um grande incêndio no Porto de Recife, que obrigou o estado de Pernambuco (governador Roberto Magalhães) a agilizar e estruturar um pool de combustíveis em 1983, o Porto de Suape, distante cerca de 50 km de Recife, que antes sediava na área urbana de Recife esses reservatórios.
Esse foi na verdade, o primeiro start para que o Porto de Suape, PE, concebido desde a década de 70, como o primeiro porto-indústria do país tivesse condições de sair do papel e ganhar utilidade em termos de infraestrutura.
É oportuno recordar que foi um grande incêndio no Porto de Recife, que obrigou o estado de Pernambuco (governador Roberto Magalhães) a agilizar e estruturar um pool de combustíveis em 1983, o Porto de Suape, distante cerca de 50 km de Recife, que antes sediava na área urbana de Recife esses reservatórios.
Esse foi na verdade, o primeiro start para que o Porto de Suape, PE, concebido desde a década de 70, como o primeiro porto-indústria do país tivesse condições de sair do papel e ganhar utilidade em termos de infraestrutura.
Depois, o porto só veio ganhar musculatura para além do pool de combustíveis em 2003, quando da decisão de construir a refinaria Abreu Lima (RNEST) que iniciou a produção ano passado. Assim, o porto ampliou suas atividades e passou a ser chamado de Complexo Portuário Industrial do Suape. No final dos anos 2000, outras empresas passaram a funcionar, hoje são mais de uma centena, abrigando inclusive a indústria naval, com dois estaleiros.
Observar o processo histórico da instalação de infraestrutura, cadeias produtivas e dos aglomerados urbanos país afora (no caso com exemplos de SP no Sudeste e PE no Nordeste), podem nos ajudar a refletir sobre a nossa realidade. Ou não.
PS.: Atualizado às 22:58: Tem momentos que dá para imaginar que Cubatão e a Baixada Santista tinham há meio século, uma paisagem que era semelhante ao Açu, como parte de nossa também Baixada só que chamada de campista. Mas, isso de pensar e refletir não é algo que hoje em dia tenha muito valia diante da corrida pela notícia nova.
Observar o processo histórico da instalação de infraestrutura, cadeias produtivas e dos aglomerados urbanos país afora (no caso com exemplos de SP no Sudeste e PE no Nordeste), podem nos ajudar a refletir sobre a nossa realidade. Ou não.
PS.: Atualizado às 22:58: Tem momentos que dá para imaginar que Cubatão e a Baixada Santista tinham há meio século, uma paisagem que era semelhante ao Açu, como parte de nossa também Baixada só que chamada de campista. Mas, isso de pensar e refletir não é algo que hoje em dia tenha muito valia diante da corrida pela notícia nova.
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