quinta-feira, outubro 20, 2005

Proibido o uso de celular dentro da seção eleitoral

O TSE noticiou ontem em seu site que no próximo domingo, ocasião em que mais de 122 milhões de brasileiros irão as urnas para votar no referendo sobre a proibição ou não da comercialização de armas de fogo, não será permitido o uso de telefone celular dentro da seção eleitoral.
De acordo com a Justiça Eleitoral, além do celular, também não será permitido na hora de votar qualquer equipamento de radiocomunicação ligado.
Alguém deve estar pensando em tirar foto da tela do voto ou algo parecido? vOcês já devem ter ouvido falar no voto carreirinha. Quando não havia urna eletrônica. Nos primeiros minutos da abertura da seção eleitoral um partidário de algum candidato entrava para votar e na hora de depositar o voto na urna despitava os mesários e depositava um santinho dobrado como se fosse a cédula de votação oficial. Esta era levada para o lado de fora onde era preenchida com o voto ou votos nos candidatos do cabo eleitoral e o eleitor comprado assumia o compromisso de depositar aquela cédula já marcada e trazer a cédula em branco onde o processo continuava até o fim do dia, assim se dava o voto carreirinha.
Dizem que um vereador aqui de Campos, que inclusive tem mandato atualmente, na primeira eleição com a urna eletrônica, tirou a foto com o retrato do Pato Donald e o eleitor ficava com o compromisso de dizer o que tinha na camisa do candidato o que acertava ganhava a compensação. Passou a ser o voto carreirinha eletrônico. Se este fosse mais esperto descobriria que podia ver o desenho na camisa, apertar corrigir votar no seu candidato e dar uma volta no esperto "cabo eleitoral".
Este deve ser o motivo de se evitar a entrada do celular na seção eleitoral.
Muita criatividade poderia estar sendo engendrada.

Nenhum comentário: