sábado, fevereiro 28, 2015

As petrolíferas estrangeiras consideram investimentos no Brasil como estratégico

Seguindo as investigações sobre a relação porto-petróleo, eu listei nas últimas semanas, três petrolíferas com ativos no Brasil que declararam que vão manter os investimentos no Brasil, apesar da redução do preço do petróleo no mercado internacional e a despeito de estarem negociando participações em outras partes do mundo.

As três: a francesa Total, a britânica BG e na quinta-feira, a estatal norueguesa, Statoil. Só a terceira, a Statoil admitiu uma redução em 10% dos investimentos, reduzindo de US$ 20 bilhões para US$ 18 bilhões no mundo, mas não no Brasil, onde atua junto com a chinesa Sinochen.

O presidente da Statoil repetiu a frase dos outros dois CEOs, ao dizer que o "Brasil é estratégico para a Statoil". Além disso, disse que a Statol não descarta a participação da empresa num próximo leilão da ANP.

A considerar o caos financeiro vendido diariamente pela mídia comercial do Brasil e suas relações mundo afora, tipo a revista inglesa The Economist, as petrolíferas devem estar enxergando uma outra realidade ou estariam dispostas a rasgar dinheiro.

PS.: Atualizado às 21:10.

25 comentários:

Anônimo disse...

O caos financeiro é um fato! Não precisamos da "The Economist" (a revista mais respeitada do mundo) para saber disso.

Quem tem um mínimo de discernimento já se atentou a dezenas de fatores:

1 - Energia já subiu 25%(nov)+37%(jan)+23%(março) = 85% em menos de 5 meses.

2 - Desemprego aumentando e o MT "atrasando" entrada de pedidos do seguro.

3 - Inflação já estampada como 8% no fim do ano. A do governo, porque a oficial já é muito mais que isso.

4 - MP667 injetando dinheiro pra tapar buraco nas estatais.

5 - Brasil sem energia e Dilma inaugurando parque eólico... No Uruguai!

6 - Digitais da ex-Ministra das Minas Energia, ex-Ministra da Casa Civil, ex-Conselheira da Petrobrás e agora Presidente Dilma Roussef em dezenas de documentos aprovados pela delação premiada.

7 - Maior taxa de juros do mundo porque se quis abaixá-los na base da caneta populista ao invés de reduzir os gastos públicos.

8 - O país perecendo em transporte e infraestrutura de qualidade, mas se gastando bilhões em outros países.

9 - Desmonte financeiro da maior empresa de petróleo do mundo, que inclusive já cessou a produção em 2 campos por inviabilidade econômica.

Enfim, no Brasil do PT está tudo uma maravilha, o resto do mundo é que está errado!

Mas é isso aí: Tudo em nome da "causa", um dia quem sabe estaremos matando também em nome da "causa"...

Anônimo disse...

Só pra constar que o navio JUBILANT SUCCESS fez o transbordo de "bulk" (combustível para navios) no terminal T1 da Prumo Logística dia 27/02, inaugurando as atividades da NFX Combustíveis Marítimos conforme prometido para operar neste trimestre.

Fonte:
http://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:465587/imo:9478834/mmsi:373784000/vessel:JUBILANT%20SUCCESS

P.S.: Não é porque sou crítico que eu não vou colaborar com fato relevante, apesar do senhor ter me censurado outras vezes...

Roberto Moraes disse...

Repetindo o que o plim-plim fala todos os dias, pela manhã, tarde noite.

Deve ser por tudo isso que as petrolíferas gostam de rasgar dinheiro.

Há erros, equívocos e problemas, mas não será com um antipetismo que se conseguirá algo que não seja a volta do esforço de FHC de vender Vale, Petrobrax, arrochar salários, etc.

O país só avançará com inclusão social e a integração da América Latina é um projeto estratégico de médio prazo. Quem ganha com obras apoiadas pelo Brasil no exterior é a indústria e as empresas brasileiras. Isso já foi discutido exaustivamente.

Só a visão doentia de seguir o americanismo a todo o custo pode explicar. E olhe que eles entenderam a nova realidade e até com Cuba se acertaram.

Anônimo disse...

Errado: As empreiteiras não fazem mais do que arregimentar mão-de-obra local com empresas terceirizadas locais. Não há brasileiros embarcando para trabalhar no exterior, o dinheiro entra no caixa destas empresas e são remetidos sabe-se lá pra onde.

O foco é o Brasil e não América Latina, somos descendentes de portugueses, não espanhóis. Temos de nos valorizar, por estas e outras somos e continuaremos sendo um mero país exportador de commodities.
Brasil = 515 anos estagnado.

Integração social se faz com educação (que não existe), com emprego de qualidade (e não baixa qualificação como é hoje), educação financeira (administração do dinheiro e poupança). Segundo o IBGE no ano 2000 haviam 9 milhões vivendo em favela e em 2013 são 11,5 milhões. Os miseráveis aumentaram em 500 mil.

Os mais pobres vão pagar a conta dos desvios, desmandos e excesso de gastos inúteis do governo.

EUA se aproximou com Cuba porque?

1 - Obama é de esquerda.
2 - Obama tem um dos índices mais baixos da história americana.
3 - É tradição o presidente fazer um ato "inesquecível", tentou criar polêmica e ao mesmo tempo "tentar entrar pra história".
4 - Cuba é um país miserável pelo sistema e não pelo embargo, o embargo restringe-se às empresas dos EUA, se fosse assim haveria declaração de guerra a todos que negociam hoje com Cuba. Não houve nenhuma contra-proposta para o fim do embargo, como por exemplo a libertação dos presos políticos e o cessar das execuções.

A URSS não ressurgirá aqui, lamento quem sonhe com isso. E não, não me pauto em Globo ou mídia que seja. Ao invés de acatar o que a Carta Capital, Brasil 247 ou outro panfleto de propaganda nazista, ops, petista, convém fazer pesquisas com dezenas de mídias, inclusive dados oficiais, ou os dados oficiais também são "golpistas"?

Anônimo disse...

O comentarista substantiva sua argumentação com fatos e números. O blogueiro regurgita dogmas com base em adjetivações. Não deveria ser o contrário?

Anônimo disse...

Como contra fatos não há argumentos, os petista agem assim, como o blogueiro: dizem que é o "plim-plim" que está dizendo.

Inclusão social com o PT: só se foi a inclusão da "cumpanheirada", aparelhando o Estado.

Se acertando com Cuba? Não percebeu que é uma estratégia dos EUA? Não percebeu que será a derrocada da ditadura de Cuba? A população acordará, ficará esperta, criará coragem, e acabará com a ditadura assassina que lá reina.

douglas da mata disse...

Ah, Roberto, depois de dizer que a The Economist é a revista mais respeitada do mundo, eu não me daria ao trabalho de alimentar os animais (olhe a placa!).

Deve ser esta mesma revista que em 2008 dizia que o mundo estava às mil maravilhas e não havia tormenta no horizonte (junto com o "respeitado WallStreet Journal e as agências de rating).

Mas como você já escreveu em outro texto, é divertido ler as asneiras ditas por esse bando de imbecis...

Anônimo disse...

Anhnnn, vamos lá Da Mata!
Você pode fazer melhor. Já vi várias vezes. Com argumentos, please...

Roberto Moraes disse...

Continuo me divertindo ...

douglas da mata disse...

Roberto, estamos no caos intelectual:

01- Os imbecis, indigentes cerebrais colocam no governo a culpa pelas oscilações do mercado (PRIVATIZADO em 1998) de energia, mas diziam que quando a presidenta tentou intervir era um absurdo, populismo, comunismo, etc...

Uai, não é isso que queriam os "leitores" das traduções da Economist?

Mercado?

Ué, tem pouca água, muita demanda? O preço sobe, neném, empresário não é governo, quer lucro e foda-se a necessidade coletiva!

02- Oscilação de 0.5% no desemprego (normal em fevereiro e março) é tida como disparada nas demissões...

03- Os caras "advinharam" a inflação do ano em fevereiro????? Puta que o pariu...

04- "Brasil sem energia", mas com interrupções MUITÍÍÍÍSSIMO menores que em 2001, quando o PIB era a metade do de hoje, e a atividade econômica 6 a 7 vezes menor...

05- Roberto, a Petrobrás vale hoje 10 vezes o que valia em 1998 (quando depreciaram-na para vendê-la), tornou-se depois de 2003 a maior empresa de capital aberto do mundo no setor, e os caras falam que ela está sucateada, tem uma das maiores reservas do mundo (descobertas graças aos investimentos pós 2003)...

06- Todos os países do mundo que desejam ser "players" mundiais investem em outros países quando há oportunidade...e os cretinos reclamando de investimentos externos brasileiros em outros países...

E o pior, não tem a menor noção da natureza dos acordos, pois na maioria das vezes é dinheiro emprestado, com juros e garantias, como em qualquer negócio...

Arf, Roberto, eu acho que o capim que esse pessoal anda comendo 'tá vindo com algum tipo de estupefaciante...


E o pior, a gente os ignora, tenta não expô-los ao ridículo, mas eles insistem...

Troço meio doente, né não...?

Anônimo disse...

Enquanto o blogueiro se "diverte", o povão vai ter de arcar com mais um aumento de 23% na energia a partir de amanhã.

Como bem disse o primeiro comentarista, já serão 85% acumulados desde novembro.

Mas é aquilo, o pobre não paga luz, não é mesmo? 90% vive com "gato", não é mesmo??

E quanto ao senhor "Da Mata", a despeito do que lhe deseja seu íntimo e os seguidores da vossa ideologia soviética, a "The Economist" juntamente com a "Financial Times" são os editoriais mais respeitados do mundo. Já o senhor "Da Mata" poderia voltar à mata e levar consigo para um retiro o livro "As 6 Lições" de Von Mises e talvez venha a entender como funciona uma economia socialista, populista e capitalista.

Anônimo disse...

Doença é achar que a roubalheira na Petrobras não existe.

É imbecilidade mesmo ou é má fé?

Anônimo disse...

Sempre Douglas, o sabichão.
Se vc sempre encontra os erros,na oposição, sendo militante ferrenho do PT, porque não passa a cartilha dos acertos para seu partido ?

Para com isso, Douglas, vc, não conseguiu decolar, nem com seu blog, e devido a tanta besteira, só perdeu leitores.

Abaixe a sua bola. E, aprenda a respeitar a diversidade de opinião. Já percebeu, que vc, só entre no debate, para ofender as pessoas.
A maioria te respeita. Mas vc, não. O que tá havendo, com vc ?

Anônimo disse...

Douglas da Mata não sabe o que significa economia, muito menos contas de aritmética elementar.

Não sabe porque ocorre inflação.

Tenta colocar a Petrobras valendo míseros 4 bilhões em 1998, já que hoje sequer passa de 50.

Investimento no país dos outros em detrimento de seu próprio povo é "investimento estratégico"?

Dilma enfrentou 9 apagões (sem contar o último de 2015) apenas até 2013. Mais que FHC. Refresque sua memória:
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,os-apagoes-de-dilma-imp-,940413

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Feconomia%2Fpais-teve-nove-apagoes-no-governo-dilma-9736397&ei=DJjzVIjPCYvXPKTVgPgP&usg=AFQjCNEmo7GjGJIpyK4YRR76M22uwLEhgw&sig2=bcwbAD7a3O-N8HViCQDIsA

Douglas da Mata estrelando seu novo longa, "Johnny English, ele não sabe nada!"

douglas da mata disse...

Viu, Roberto? Morderam a isca.

Desceram da posição da exigência aos argumentos, porque não têm mas nenhum, senão a mesma cantilena de sempre...

Despencaram para o chorôrô populista de "defesa dos pobres"...

Sobre mercado e privatização, nadica de nada...passaram longe...


Na primeira provocação, partem para praticar aquilo que dizem criticar: o debate ad hominem, e tome chavões dos idos de 64...

Não me canso de repetir: bando de beócios...rs...rs...rs...

Ao idiota das 07:16,

Apesar do meu nome ter sido inspirado em uma série de modelos de avião (Douglas DC-10, etc), eu não tenho pretensão alguma de "decolar"...

Basta expor ao ridículo cretinos como vocês, empalados pelas lanças na ignorância...

Por favor não me confunda com quem faz qualquer negócio por audiência e/ou ameniza o que acredita para agradar gente burra como você...

Argumentos, estou à espera de argumentos...

Anônimo disse...

E esse babaca ainda recebe seu salário as nossas custas!.
E quanto ao PT de boutique fica em pleno consumismo na Europa arrotando inclusão social, assistindo e lendo a Globo. Fora hipócritas!!! O PT já está conhecido como mentor participativo do maior escândalo desse país! Ou será que os "camaradas" foram injustiçados???
Em tempo: Como permite esse idiota postar tantos palavrões nesse seu blog? Será que sua família lê seu blog? O que mulher, mãe e filhos acham?

Anônimo disse...

Da Mata, posso considerar vc, um gênio, pois vc, se apresenta como sabedor de tudo ?
KKKK.KKKK.KKKK.

douglas da mata disse...

Nada caro beócio, só sei diferenciar um idiota (você) de alguém que mereça um mínimo de respeito.

Para esculachar vocês serve até um semi-analfabeto como eu.

Quanto ao anônimo valente, você deveria antes se preocupar com a sua mulher, mãe, e filhas...olhe que algum policial troglodita pode estar cuidando delas...(se não estiver, passo meu contato).

algumas adoram o tipo...

Em tempo: xingar no anonimato não é coisa de babaca, é coisa de corajoso...

rsrs...ai, meus sais...

douglas da mata disse...

Anônimo sabe tudo de "economia", e usa a latrina do estadão para se instruir...

É preciso dizer a ele que o valor da Petrobrás não pode ser medido pelo preço de face(apenas) de suas ações.

Mas sim os seus ativos, bens de capital, etc...

Aliás, isso não é economia, mas sim do campo da contabilidade.

Sendo assim, só o Pré-Sal, as refinarias, os navios da Transpetro, etc, etc, etc, dariam 20 ou 30 vezes o que havia em 1998.

Bem, há uma diferença (e isso é assunto de quem entende um pouco de distribuição e energia) entre interrupções e racionamento de energia.

Todo sistema com redes de distribuições de países de dimensões continentais, ligados a uma matiz predominante (hidroelétrica) está sujeito a interrupções.

Repito: o sistema foi privatizado, logo, a distribuição ficou estagnada nos investimentos necessários não por obra do governo.

Mesmo assim, a oferta de energia não encolheu, ao contrário, expandiu e suportou um crescimento do PIB (média) muito maior até 2011 (2003/2011), que o experimentado entre 1995-2002 (O IBGE e a FGV tem esse dado sobre o crescimento médio).

Então, resumindo, em 1998 havia muito menos demanda, e muito menos energia.

Por isso que em 1998, o governo determinou o corte seletivo (racionamento) de energia, enquanto agora as interrupções são fruto de problemas nas linhas de trasmissão (que a iniciativa privada comprou e não melhorou como prometeu, herança normativa do governo da canalhada tucana).

É até brincadeira considerar o número de eletrodomésticos existentes hoje nas casas e em 1994, 95 ou 2001.

Puta que o pariu, e o cretino quer falar de aritmética...

Agora, se o beócio quer um bom debate sobre economia, política monetária e política econômica, vamos às teorias sobre inflação e suas causas...(temos vários tipos e várias explicações sobre este fenômeno, sabia? Pois é).

Estou esperando (pode usar o google e a wikipedia, desde que seja honesto e cite a fonte, ok?)...quem sabe aprendemos juntos?

Anônimo disse...

Douglas vc não sabe mesmo diferençar um idiota, para aquele que merece respeito.
Enfim, um cretino como vc, que defende ladrões do PT, seria uma pessoa que não merece respeito. Resumindo, . Sujo defenderia sujo.

douglas da mata disse...

Bom ler que até para vociferar no anonimato, utilizas aquilo que menciono.

É feio retrucar usando as palavras alheias, do tipo infantil: "bobo é você, feio é você", e blá, blá, blá...

Estou com paciência, e portanto, vamos a chinelada vespertina, ó néscio:

- Não defendo ladrões, até porque, antes do trânsito em julgado, você, eu e todos os envolvidos somos inocentes, ou presumivelmente inocentes.

Isto é uma garantia a todos, até a cavalgaduras como você, que não sabem o que este princípio significa.

Bem, ainda que considere a culpabilidade deles (do PT), restaria dizer que todos, eu disse TODOS têm direito a ampla defesa, embora esta não seja (até por limitações legais) a minha função.

O que eu defendo, e que TODOS os débeis mentais, como você, querem colocar no mesmo balaio da corrupção, são as políticas de transformação deste país que começaram em 2003, e que retiraram milhões da miséria, colocaram o país na cena mundial como protagonista, dotaram-nos de 400 bilhões de dólares de reservas cambiais, mais de 250 dólares de salário mínimo, programas sociais, habitacionais, etc.

Coisa que este país nunca sonhou em ter.

Você pode e (democraticamente) deve discordar delas, mas não tem o direito de negá-las ou de dizer que elas são a raiz da corrupção, que não foi inventada em 2003 e nem acabará com o fim dos governos petistas.

A corrupção, animal de rabo, é intrínseca ao capitalismo, e não um problema moral ou individual...

Ainda assim, quem praticou atos ilícitos, responda por eles, mas na medida exata de sua culpabilidade e de acordo com o processo legal.

Agora, misturar a lenga-lenga moralóide e seletiva (que só enxerga corrupção de um lado) com a luta política que deve ser travada não é só estupidez, mas falta de caráter e pulsilanimidade ímpares...

Coisa de gente rasteira que se esconde no anonimato.

Vamos fazer o seguinte: Vá ler um pouco mais, estudar, capturar algum vocabulário, e depois eu penso se quero continuar a perder tempo com você...


PS: Da Mata é bobo, feio, e passou a mão na bundinha da sua patroa...

Anônimo disse...

O governo está cometendo um erro grosseiro querendo aumentar a tributação num período de quase resseção.
vão desestimular o mercado com austeridade governamental e,por outro lado, vão atravancar a livre iniciativa
privada para estimular a economia com a cobrança de mais impostos.

Anônimo disse...

Aos poucos, estão vendendo a Petrobras.

A Palavra de ordem agora no PT, é desinvestimento.
Desinvestimento, quer dizer, não investimento.
Empresas pertencentes ao grupo Petrobras,tais como :refinarias, postos de combustíveis , etc, serão vendidas(privatizadas)

O PT de Dilma, irá, vender empresas do grupo Petrobras, no valor de aproximadamente 40 bilhões de reais.Afinal de contas, o roubo dos bilhões de reais, ocorrido no Petrolão, tem que voltar pro lugar,ou seja, fazer parte do patrimônio dessa empresa.

Enfim, se a Presidência da República, estivesse sendo ocupado por outro partido, que não fosse o PT, os camaradas, botariam fogo, em Brasilia.Mas eles(PT), podem fazer de tudo, que não dá em nada.

Anônimo disse...

é Douglas bete mesmo. os caras são idiotas mesmo. Reclamam que se dê prioridade em alguns projetos porque queriam mesmo é entregar tudo como Petrobrax em negócio entre FHC e seu genro na época.

Anônimo disse...

ao anonimo das 11:55

O PT, aos poucos está vendendo a Petrobras.

Primeiro o PT, "comprou" a Petrobras, mas, não pagou. Só roubou.

Agora, depois do rombo, põe parte da Petrobras, a venda, parta cobrir esse rombo do PT.

O PT quer o bônus, não ônus,m da Petrobras.

Enfim, o PT, está conseguindo destruir essa mega empresa, por conta de roubos.