quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Sindipetro-NF divulga manifesto e organiza paralisação de 24 horas nesta sexta-feira "contra terceirização assassina"

O Sindipetro-NF propôs a realização de uma paralisação de PT por 24 horas para a zero hora desta sexta-feira, 13/02, contra o que chamam de "terceirização assassina". 

Com esta finalidade, o sindicato orientou a categoria para a realização de assembleias hoje, às 19 horas, para debater a insegurança a bordo e também o processo de terceirização em cada unidade (plataforma). 

O Sindipetro-NF se adiantou e também já passou à categoria as orientações sobre a paralisação:

Orientações para Paralisação de PT´s nas plataformas:
1. Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
2. Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
3. Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc...), mesmo que não necessitem de PT´s.
4. Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
5. Suspender as PTs de CIPA.
6. Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
7. Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
8. A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.
9. Informar ao sindicato o nome dos trabalhadores que furarem o movimento e dos gerentes que assediarem a categoria no dia da paralisação.

Abaixo o manifesto divulgado hoje pelo Sindipetro-NF:

MANIFESTO DO SINDIPETRO-NF

Tragédia no ES expõe terceirização assassina


"Mais uma vez o setor petróleo expõe de modo trágico as consequencias de opções gerenciais equivocadas. A explosão do FPSO Cidade de São Mateus, na costa do Espírito Santo, no último dia 11, que deixou mortos, feridos e desaparecidos, é a evidência dos riscos da acentuação de uma política de terceirização e de descaso com a vida dos trabalhadores.

O Sindipetro-NF tem denunciado recorrentemente o crescimento da terceirização na Petrobrás. Mesmo com o crescimento da contratação direta da mão de obra, com a retomada recente dos concursos públicos para a empresa, a relação entre próprios e terceirizados ainda é alarmante: são cerca de 86 mil empregados diretos da Petrobrás, para aproximadamente 300 mil indiretos.

Somado a isso, a política de afretamento, quando a Petrobrás contrata um navio e toda uma tripulação para operar em seu lugar na atividade fim (produção de óleo e gás), e mantém, quando muito, um empregado próprio na fiscalização, foi crescente nos últimos anos e o Sindipetro-NF tem informações de que a empresa tem planos de ampliá-la também na Bacia de Campos — substituindo plataformas próprias por navios afretados.

Evidente que acidentes também ocorrem em unidades próprias e atingem empregados diretos da Petrobrás, como ocorreu em 2001 com os 11 mortos da plataforma P-36, mas a vulnerabilidade que envolve a terceirização eleva em muito o risco e os dados assim o demonstram. Desde 1995, ainda não contabilizados os mortos da atual tragédia do Espírito Santo, 344 petroleiros morreram em razão de acidentes nas instalações da Petrobrás, destes, 64 eram próprios e 280 terceirizados.

Neste sentido, o Sindipetro-NF alerta que está em curso a retomada de uma investida política do patronato, no Congresso Nacional, pela flexibilização ainda mais acentuada das regras para a terceirização. É o que prevê o Projeto de Lei 4330, que acaba de ser desarquivado pela nova mesa diretora da Câmara Federal, e poderá ir a plenário a qualquer momento.

Caso aprovado, este projeto amplia quase ao nível do desregramento a possibilidade de terceirizar qualquer atividade, inclusive no setor petróleo.

Os sindicatos e os movimentos sociais não vão admitir que as vidas dos trabalhadores continuem a ser tratadas como detalhes diante da exploração voraz e do lucro fácil.

Em nome dos mortos no Espírito Santo. Em nome dos mortos na Bacia de Campos. E para que novas vidas não sejam perdidas em decorrência da estupidez e da ganância, o Sindipetro-NF chama a todos a se manterem em alerta e a exercerem pressão sobre o Congresso Nacional.

No dia 24 de fevereiro, às 18h, a Federação Única dos Petroleiros e sindicatos filiados vão promover ato nacional em defesa da Petrobrás e do Brasil, na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.

Petroleiros em Luto, mas sempre na luta. Basta de mortes na indústria do petróleo.

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF
Macaé, 13 de fevereiro de 2015."

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite.

Oportuna essa postagem.

O Sindipetro-NF deveria largar de ser mais politico e procurar ser mais efetivo.

A muito tempo a petrobrás vem afretando essas embarcações que vem de fora do país e todos sabem disso. A SBM (envolvida na operação lava jato tem vários FPSO's) afretados produzindo para a Petrobrás.

Atualmente existe uma carteira de 8 FPSO's encomendados pela Sete Brasil para o Pré-Sal para atender ao consórcio da Petrobrás com outras empresas chamados de Tupy-BV.

Com essa crise e operação lava jato ou petrolão... o que for melhor... Existem várias partes desses FPSO's sendo feito na China e Cingapura onde de fato a encomenda fica mais barata...ora na china onde existe muito trabalho infantil.

Não existe nesses países uma fiscalização rígida como existe nas obras de construção e montagem como no Brasil seja no setor da qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança tão pouco as auditorias do Sequi Petrobras onde no Brasil é feito de forma muito rígida e punitiva fazendo valer as NORMAS PETROBRÁS E ABNT e na China e outros países não existem absolutamente nada.

Nesses FPSO's durante a fase de produção os requisitos de manutenção dentre o dia-a-dia NÃO SEGUEM AS NORMAS PETROBRÁS E ABNT APENAS AS NORMAS INTERNACIONAIS ONDE O PESSOAL NÃO SÃO QUALIFICADOS APENAS TREINADOS PARA ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS DE CONTROLE DO PROCESSO.

ESSES FPSO'S QUANDO CHEGAM DE FORA DO PAÍS AINDA TEM QUE FAZER MUITOS REPAROS DEVIDO A PÉSSIMA QUALIDADE DA MONTAGEM REALIZADA PELA MÃO DE OBRA BARATA E DESQUALIFICADA CONTRATADA PELA PETROBRÁS.

O QUE IRÁ ACONTECER COM ESSES 08 FPSO'S ALÉM DE FAZER O BRASIL PERDER EMPREGOS COLOCARÁ A VIDA DAQUELES QUE UM DIA TRABALHARÃO NESSAS UNIDADES.

AGORA GARANTO E DESAFIO A QUEM QUIZER SE EXISTE EM QUALQUER UNIDADE (SEJA ELA SONDAS, FPSO'S DE SUBCONTRATADAS) SE AS NORMAS PETROBRÁS SÃO SEGUIDAS EM TERMOS DE QUALIDADE... NUNCA. NÃO SÃO DE JEITO NENHUM. NÃO SÃO. NÃO SÃO. EM UNIDADES PETROBRÁS EXISTE UM EXCELENTE CONTROLE AGORA NAS SUBCONTRATADAS NÃO ME VENHAM FALAR NADA PORQUE JÁ VI COISAS QUE JESUS NÃO PERMITIU POR MISERICÓRDIA.

QUER SUBCONTRATAR PETROBRÁS? EXIJA O MESMO QUE NAS UNIDADES DA BR.
EXIJA QUE AS EMPRESAS AGREGUEM CERTIFICAÇÕES E NÃO SOMENTE EM SUAS UNIDADES.

Anônimo disse...

É por isso que não saio da plataforma velha para essas plataformas do pré-sal nem me pagando o dobro. Essas plataformas novas são de papelão.