terça-feira, julho 24, 2018

Fundo EIG controlador da Prumo, dona do Porto do Açu, está em negociação para aquisição de campos maduros da Bacia de Campos

A informação sobre o interesse do fundo financeiro EIG Global Energy Partners para a aquisição de dois polos maduros de petróleo em águas rasas na Bacia de Campos é da Agência Reuters. [1]

A transação deve envolver a empresa de energia brasileira Ouro Preto Óleo e Gás fez a oferta vencedora pelos polos Pampo e Enchova, localizados na Bacia de Campos.

O banco americano Goldman Sachs que deverá financiar a oferta do fundo americano EIG que giraria em torno de 1 bilhão de dólares.

Mapa da Bacia de Campos:
Campos de Enchova e Pampo e Porto do Açu
Assim, o fundo EIG, controlador da holding Prumo Logística Global poderia usar as vantagens competitivas de apoio às operações offshore de sua empresa de operações portuárias do Porto do Açu.

As possibilidades daí decorrentes seriam várias, como acesso ao gás natural para o hub que a Prumo iniciou a construção, junto aos seus terminais portuários, visando geração de energia elétrica. 

É na  plataforma de Enchova que se inicia um gasoduto que vai até Cabiúnas e de lá sai um ramal que vai para Vitória e passa por Campos (Gascav).

O fato reforça o que o blog tem comentado aqui neste espaço, sobre os interesses crescentes de fundos financeiros internacionais. sobre ativos de petróleo e infraestruturas produtivas, que de forma conjunta e consorciada, podem representar grandes lucros.

No meio deste processo há desconfianças dos agentes financeiros em relação as ações jurídicas que envolvem as desapropriações de pequenos proprietários. Os desapropriados agora estão sendo pressionados para retirar o gado das terras pelas quais ainda não receberam, em função de desentendimentos com a Codin e Prumo. Análises de riscos utilizadas por estes agentes financeiros registram estes problemas em áreas do distrito industrial junto ao Porto do Açu.


Referência
[1] Matéria da Agência Reuters sobre o tema, em 24 jul. 2018-19:36. EXCLUSIVO-Petrobras entra em negociação com grupo apoiado por EIG para venda de polos maduros. Disponível em: https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1KE30V-OBRBS

Nenhum comentário: