terça-feira, dezembro 24, 2019

Banqueiro-ministro dá presente de Natal aos amigos com recursos do Estado (nosso)

A notícia está nos jornais de hoje. Na FSP "BC propõe projeto de socorro a bancos e prevê uso de recursos públicos".

Banqueiro-ministro Paulo Guedes (posto Ipiranga e sua trupe) agindo com o poder de ministro de Estado da Economia, a favor dos seus.

Estado para si e para os amigos ricos.

Sua iniciativa oportunística na véspera de Natal, reforça o que de pior existe na chamada velha política, que seu chefe dizia e falseava, dizendo querer combater.

A origem da medida permite interpretar dois cenários.

O primeiro é se aproveitar do leve e curto voo da galinha da economia, para garantir em lei, que o risco de atividade bancária seja garantida pelo Estado (por todos nós), se já não bastassem os bilionários lucros (este só para os amigos todos ricos), inclusive, e em especial nos períodos de crise. Reforçando a contradição do capitalismo que alega que os riscos justificam os lucros.

O segundo é que ministro-banqueiro Guedes também não acredita no voo da galinha da economia brasileira e assim, já antevê e pretende se prevenir de problemas no sistema bancário e financeiro que, evidentemente, negará.

Quem tem reservas e aplicações em fundos - e não é amigo de banqueiros - que se cuide.

Um comentário:

nadja disse...

A Roberto. Saudações! E o q fazer diante dos sérios riscos de o tal fundo garantidor não dar conta do recado? Sobretudo qdo, em não sendo amiga sequer amiga fica, o dinheiro é pouco p qq investimento produtivo, mas tampouco desprezível?