quarta-feira, junho 18, 2008

Pra galera

Tentando dar foco a uma visão de planejamento e de governo, o ex-governador Garotinho, em seu blog diz que sua esposa e pré-candidata do PMDB em Campos, Rosinha teria feito contato com o escritório de arquitetura do ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, para que eles pudessem elaborar um plano urbanístico para a cidade de Campos. O título da nota é “Campos mais bonita”. É verdade que Campos precisa de um plano estratégico de longo prazo não só da área urbana, mas de todo o município para colocação em prática, daquilo que está previsto no Plano Diretor razoavelmente discutido por setores da nossa comunidade durante sua elaboração, e que foi depois, infelizmente, foi muito dilapidado na sua aprovação final na Câmara de Vereadores, no ano passado. Porém, fazendo a análise do discurso desta visão, de que só alguém de fora, pode planejar a área urbana de Campos e de que este é hoje, o seu principal problema, já demonstra o perfil com que o clã Garotinho pensa, se for eleito, governar nossa cidade. Sem democratismos de exigir reunião para tudo, que não é este blog defende, mas certamente, com uma visão participativa de governo, não, por favor, mas por ver nesta concepção, uma forma mais eficiente de ver a sociedade incorporar informações e, especialmente, o desejo de ajudar na governança da cidade é que revejo como é tão dispare, a visão de governo da Rosinha/Garotinho com o que seria o de um governo participativo. Uma é governar para, enquanto a outra é a de governar com. Nas entrelinhas é que o discurso e a intenção da prática se afloram. Mais que política, isto é psicologia humana, que a análise do discurso explica tão limpidamente.

11 comentários:

xacal disse...

como boa submissa que é, a dona-da-única-casa-da-lapa rosinha empresta seu crédito eleitoral (??) ao seu cafetão político garotinho...

mas como toda amélia, prefere temas como cama, mesa, banho e maquiagem...

talvez por isso tenha contactado um maquiador curitibano para intervenções cosméticas na cidade...

faz sentido...

Anônimo disse...

Calma blogueiros, este espaço nobre é para discutir idéias não para destilar frustrações ou xingar quem quer que seja. Nossa cidade precisa de um sistema de transportes que reduza o custo da ida ao trabalho para a classe trabalhadora e de um ordenamento no caos do trânsito. Vamos debater mais e gritar menos.

xacal disse...

parece que a palavra metáfora é desconhecida pelo anônimo...

quem se utiliza dos dotes da mulher para auferir vantagens, nesse caso eleitorais, cumpre o velho papel de rufião...

que se submete as ordens e ao controle desrespeitoso de sua carreira política e de seu cacife eleitoral só pode ser comparada a amélia, ou de geni...

toda crítica aos garotinho provoca em seus obreiros reação digna de talibãs...

mas respondam:

onde estão os 380 mil, e melhor de onde veio o din-din e para onde ia...?

porque josias quintal, então secretário de segurança de napô foi acusado de superfaturar o material de informática com a UNYSIS e foi abafado?

cadê as fitas da tucum, porque garotinho não divulga?

quem começou a arrecadação para a campanha de cabralzinho, vc sabe como e com quem foi a primeira reunião?

se álvaro lins era suspeito de irregularidades desde a époc que era capitão da pm, como virou chefe de polícia, em três anos de carreira como delegado?

a quem devemos figuras como sérgio mendes, ferrugem, arnaldo, mocaiber, suledil, etc, etc?

por que o garotinho pediu hc preventivo durante a telhado de vidro...?

para onde foi o dinheiro superfaturado das emendas dos vereadores nahim e batista para contratação de shows, foi para o caixa três do garoto...?

cadê siveirinha...?

o espaço é nobre e vc têm razão...não deveríamos desclassificá-lo com assuntos como essa corja da lapa....

PS: de transporte o garotinho entende, afinal ele foi um dos que mais beneficiaram a autoviação 1001e seu monopólio...

Ricardo disse...

Xacal, você tem tanto ódio de Garotinho, quanto o pessoal da folha e do globo, porque será. Você sabe muito bem que todas essas acusações são fatos criados pela mídia patrocinada por meia dúzia de "políticos/empresários/comunicação" da folha, globo e partidos, que querem derrotar o único grupo político da região que não se renderam as bajulações, interessadas nos recursos financeiros municipais e estaduais. Não admitem quando um administrador de orgãos públicos discorda de suas ganancias quando exigem verdadeiras fortunas para como dizem, deixarem de lado certas notícias e não tanta importancia aquelas que eles não tem como não publicar. São os santinhos como você que acusam um grupo político pelo simples fato de não ter sido beneficiado ou prestigiado como acham que deveria.
vAMOS PENSAR GRANDE E NOS UNIRMOS PARA UM BEM MAIOR DO QUE CUIDAR DO SEU PRÓPRIO UMBIGO.
"CHEGA DE PAHAÇADA E HIPOCRISIA"

xacal disse...

"os santinhos como você que acusam um grupo político pelo simples fato de não ter sido beneficiado ou prestigiado como acham que deveria."

Os carcamanos da lapa só enxergam a existência através da unção ou do sopro do chefe capone garotinho...

reduzem toda a discussão política da cidade aos humores do chefe e seus planos...

pobres diabos...
não cansam, mas nos cansam...

realmente, garotinho não se rendeu a folha, ele criou um instrumento de calúnias e manipulação para si mesmo...

será que vale apena fazer um papel ridículo assim...?

devem ser milhares de motivos...!

Postador disse...

Caro Professor,
Com todo respeito, sem ironia, ouso discordar parcialmente da sua opinião exposta na nota.
O arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, antes de ser político, é um profissional de gabarito. Numa gestão da prefeitura do Rio (não lembro qual) ele fez vários projetos que até hoje estão em funcionamento, inclusive as linhas amarela e vermelha.
Outro trabalho dele de destaque é o transporte público integrado.
Por isso, não o veja como politico, mas como profissional.
Em minha opinião modesta, ele ajudaria qualquer cidade que tivesse condições de contratá-lo e não é por ser de fora (pensamento provinciano), que ele não tem condições de solucionar o confuso trânsito campista.
Não o conheço, mas sei de sua trajetória de sucesso nos empreendimentos profissionais que entrou.
Por isso quis comentar. Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

O problema é o seguinte: se vem de Garotinho é ruim, sempre será ruim... Pelo menos é essa a filosofia de um bom petista.

Anônimo disse...

Poe que ela não pediu ao Jaime Lerner para projetar uma ponte decente ao invés de construir aquela ponte horroroza num local que nem precisava de ponte??

Anônimo disse...

Purquê voçe num pidiu prá ti insinarem qui a grafia é "horroroSa" antis di comentar nu brog?

Roberto Moraes disse...

Caro Souto Tostes,

Bom que se tenha opiniões. Melhor ainda debatê-las. Quem tiver a pretensão da unanimidade, especialmente num blog democrático e aberto, até a comentários anônimos. É sempre melhor ouvir, refletir e até, se for o caso, rever a posição anterior ou rafirmá-la com mais argumentos.

Neste sentido é ótima a sua observção. Indiscutível o trabalho feito por Lerner em Curitiba. Muito para além da questão urbanística e do transporte coletivo, que são as intervenções mais conhecidas.

Por lá conheci também a Linha do Ofício um projeto habitacional inovador, articulado com um projeto de geração de renda com qualificação profissional que foi instalado, ao longo de uma linha de transmissão de energia elétrica que acabou dando a sugestão ao nome do projeto como Linha do Ofício.

Há em alguns outros municípios bons projetos dele e de sua equipe, porém, há também equívocos. Verdade que temos muitos problemas na área urbana de Campos. Inclusive uma ponte inventada pelo casal de ex-governadores, em local indevido. Agora desejam contratá-lo para corrigir as coisas erradas na área urbana. Muito dos nossos problemas urbanos é de educação e de controle de postura. Para isso tem qua abandonar o populismo e o paternalismo, exatamente o ponto que mais questiono.

Concordo com a idéia que não é porque se é de fora que é ruim, ou conterrâneo para ser bom. Esta seria uma visão retrógrada, mas também há que discutir e conhecer melhor o problema com as pessoas da terra para se buscar as soluções.

Um próprio escritório de engenharia e arquitetura conceituado e bem intencionado procede desta forma, quando quer realizar um bom projeto. Referia-me à questão que a contratação, a forma dela ser feita, a demanda a ser apresentada deve ser obrigatoriamente precedida de análise do que se pretende, e isso, não pode e nem devia ser feito em meio a uma campanha eleitoral, a não ser que a ausência de propostas e o afastamento do casal da realidade do município demande avaliações de terceiros para engordar o debate eleitoral.

Neste ponto é que questiono a visão paternalista e autoritária que a idéia da contratação do escritório parece querer acenar. É como se dissesse, vamos transformar Campos numa Curitiba, o que convenhamos é um absurdo. Cada cidade é única com suas especificidades. Não duvido que a equipe de Lerner tenha boas idéias para melhorar tudo de errado que anda por aqui, mas há muitas boas idéias circulando pela planície que não só podem, mas devem ser absorvidas.

Agradeço pela oportunidade de esclarecer meu ponto de vista, que no caso em questão, não é restritivo à hipótese da contratação de Lerner e nem a outros bons profissionais. O próprio Garotinho, abandonou a cerca de dez anos atrás, o projeto do Oscar Niemeyer na reconstrução do Trianon, onde acabou bancando a edificação daquele caixote quadrado que foi instalado na rua Marechal Floriano.

O debate é sempre saudável. Parabéns também pelo seu blog, por onde passo, quase que diariamente.

Abs,

Postador disse...

Professor,
In casu, estou discutindo as idéias, agora se elas (as idéias) NÃO vão corresponder aos fatos, aí é outra coisa.
Válida mesmo sua explicação.
Obrigado por visitar nosso blog. É uma honra imensa!
José