segunda-feira, julho 13, 2015

Cortes de orçamento entre as 20 maiores petroleiras do mundo

Não apenas a Petrobras, mas todas as maiores petroleiras do mundo fizeram cortes significativos em seus orçamentos (planos de negócios) em 2015.

Entre as vinte maiores petroleiras com ações em bolsa de valores no mundo, o corte em 2015, atinge a quantia de US$ 67 bilhões (17,9%), em relação ao ano passado. Entre as vinte listadas, a Petrobras possui o oitavo maior corte percentual com menos 21,6%, equivalente a uma redução de US$ 8 bilhões.

Este percentual é bem próximo do feito por grandes petrolíferas como a russa Gazprom (-21%), a espanhola Repsol (-34,9%), o grupo britânico vendido à Shell, BG (-30,8%).

É oportuno recordar que não consta desta lista as petroleiras controladas por governos e sem ações negociadas em bolsa como: Saudi Aramco (Arábia Saudita), a NIOC (Irã), a KPC (Kuwait), a ADNOC (Abu Dhabi), a CNPC (China), a PDVSA (Venezuela), a Petronas (Malásia), a NNPC (Nigéria), a Sonangol (Angola) e a Pemex (México).

Se estima que hoje elas juntas controlam mais de 70% das reservas mundiais e produzem mais da metade de todo o petróleo do mundo. Outras três, mesmo que como estatais, estão na lista porque possuem parte de suas ações (como economia mista) comercializadas em bolsa: Petrobras (Brasil); Gazprom (Rússia) e Statoil (Noruega).

As consequências dos cortes de investimentos das petroleiras é grande e se espalha por toda a cadeia começando pelas empresas de serviços especializados em petróleo. Na semana passada, a francesa Technip anunciou cortes de Eu$ 830 milhões. No início do ano, as grandes, a americanas Halliburton e Baker Hughes e a francesa, Schulumberger anunciaram a demissão de mais de 30 mil trabalhadores por conta destes cortes das petroleiras, a quem atendem.

Veja abaixo, o infográfico com dados sobre orçamentos de 2014 e 2015, cortes e variações percentuais destes orçamentos, que foi originalmente publicado pelo Valor (13-05-2015, p. B4) e tire outras conclusões. Entre eles,  fato de que a Petrobras é detentora do quarto maior orçamento anual entre as vinte maiores petroleiras.


Nenhum comentário: