terça-feira, julho 07, 2015

O caso da Grécia reforça que não saída fora da Política!

Observando ainda o caso da crise da Grécia, vale realçar como só a Política pode ser capaz fazer as mediações na sociedade, para evitar a barbárie e o uso da força.

Há grandes expectativas para um acordo. Difícil para uns e impossível para outros, porém, a mediação que se busca há meses e que teve seu auge na referendo de domingo, com a participação direta do cidadãos e não apenas dos seus representados ela segue exaustivamente.

Em momentos como o atual, em que se fala e se argui tanto os políticos, é importante que se lembre que não há saída fora da Política.

Só a Política coloca frente a frente, os interesses contrários, em busca da necessária e desejada mediação.

Interessante ainda observar, a despeito de toda as tecnologias com as quais convivemos hoje, é com a palavra e com os nexos das narrativas argumentativas construídas, que se busca o acordo, a ser ou não firmado.

Mais que atender os interesses daquelas partes, sabemos que este tipo de acordo, no tempo e no espaço tem repercussões amplas, porque ele deverá atender a outros interesses, relativos a outros povos e nações, diante da relações cada vez mais intensa, fruto da Economia Global, no mundo contemporâneo.

Portanto, o caso da Grécia, serve também para que rememos contra a maré daqueles sujeitos e instituições, que a todo tempo falam mal da política e não dos argumentos e das práticas de alguns dos interlocutores e representantes que buscam as mediações, nas diversas instâncias.

Aí está a única saída em prol da sociabilidade que afaste a solução da barbárie, ou da guerra.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sim, passa pela política.

Mas estão exaltando muito o resultado do plebiscito.

Ora, é praticamente impossível que um plebiscito para se decidir por mais sacrifícios saia ganhador. O ser humano é imediatista e egoísta, nunca quer assumir mais sacrifícios quando se trata de assumir mais sacrifícios em nome de todos, em nome da sociedade em que vive. Na verdade, o ser humano tende a se resguardar, não se sacrificar, e ficar esperando para ver no que vai dar.

POR EXEMPLO: POR MAIS QUE SEJA NECESSÁRIO QUE A IDADE PARA APOSENTADORIA SEJA EXTENDIDA, SE FIZER UM PLEBISCIDO INDAGANDO SE A POPULAÇÃO PREFERE OU NÃO O AUMENTO DA IDADE PARA APOSENTADORIA, O RESULTADO SERÁ PARA QUE FIQUE TUDO COMO ESTÁ, QUE NÃO SE AUMENTE A IDADE PARA APOSENTADORIA.

Anônimo disse...

A situação da Grécia representa mais um fracasso do socialismo na Europa.
E ainda cometeram a desfaçatez de irem para a reunião de hoje com a Troika sem apresentar proposta alguma.

Anônimo disse...

Outro dia um político me disse q política é igual matemática:

um amigo do meu amigo é meu amigo

inimigo de amigo ou amigo de inimigo é inimigo

e o inimigo do meu inimigo é meu amigo

Então é isso - a política divide as pessoas em partidos, grupos, países etc. com cada um lutando por algum interesse particular ou tribal

O fato é que todos somos da espécie dos "humanos"

E temos que "aprender a ser gente"

Roberto Moraes disse...

Mais do mesmo, ao se dizer que o problema da Grécia são os gregos e o fracasso do socialismo na Europa e que a solução é a idade para a aposentadoria.