quinta-feira, julho 16, 2015

Redução do preço do barril do petróleo não atinge a todos igualmente - história do preço do óleo

Já sabemos disto. Nem todas as nações são produtoras de petróleo e gás. Aliás, a maioria não tem reservas e nem produção. Na Europa, só os países do Mar do Norte (Escócia, Noruega, Holanda, Inglaterra) e Rússia possuem e exploram suas reservas em quantidades significativas.

Assim, os países quem têm mais demanda que oferta, não perdem com a redução dos preços do barril de petróleo e do m³ do gás. Ao contrário, comemoram.

Um deles é a pequena Bélgica, próximo da Holanda e da França e de outros países economicamente fortes do norte da Europa.

A Bélgica possui o segundo porto de maior movimento da Europa, o Porto de Antuérpia que fica a apenas cerca de 100 km, do maior porto europeu que é o de Roterdã, na Holanda.

A Bélgica tem uma relação com o petróleo via produção petroquímica, tão ou mais forte até do que a francesa, embora seja um país muito pequeno. O porto a Bélgica possui uma grande base logística: entre elas, cerca de 1000 km de dutos (pipelines). Por eles podem passar até 100 produtos diferentes.

Pela Bélgica passam 10% dos produtos químicos do mundo (inclusive os agrotóxicos que geram outros problemas), produzidos nas plantas petroquímicas.

O uso do petróleo para a petroquímica agrega bem mais valor à economia, que aquele que serve apenas de combustível, para movimentar os carros, ou para uso em geração de energia elétrica.

Assim, é interessante entender a relação que as nações possuem com o petróleo, um recurso mineral finito, mas que a despeito de muitas previsões, dificilmente deixará de ser importante na geopolítica mundial, pelo menos por mais meio século.

Interessante ainda observar como o baixo preço do petróleo ajuda mais aos países ricos, ao contrário do que muitos imaginam.

Ainda sobre o preço vale recordar que há 100 anos o barril de petróleo custava na Pensilvânia, EUA, apenas US$ 1,55. Na ocasião, uma crise tinha também se instalado entre os produtores, porque dois anos antes, em 1913, o preço tinha chegado a US$ 2,50.

Veja abaixo um trecho da matéria interessante e histórica, sobre a produção de petróleo no mundo da revista da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ de 1915, há um século.

É ainda importante, recordar que foi em 1903 que Ford montou a sua fábrica de automóveis em Detroit, EUA que vem adiante deslanchar a demanda pelo petróleo.

No meio disto tem a criação da Opep, na década e 60, junto com o movimento de independência e de luta contra a colonização mundo afora. A organização dos países produtores e exportadores de petróleo que nasceu na Venezuela, ainda hoje, a maior reserva do mundo, pressionaram por melhores preços por conta do uso de um recurso mineral. Mas, isto é uma história longa.


Nenhum comentário: