quinta-feira, julho 30, 2015

Ceca libera Licença Prévia (LP) para Porto de Ponta Negra, em Maricá

A Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente aprovou e expediu Licença Prévia (LP) para instalação do terminal de Ponta Negra, na localidade de Jaconé, litoral do município de Maricá.

O empreendedor que toca o projeto é a empresa DTA Engenharia que agora precisará da Licença de Instalação (LI) para iniciar a construção do mesmo, e depois da Licença de Operação (LO).

Já comentamos sobre o projeto aqui no blog diversas vezes (aqui, aqui, aqui e aqui). É um projeto orçado em R$ 5,5 bilhões e, como outros nos estados do RJ e ES, está de olho em atividades de apoio e instalações para atendimento à cadeia produtiva do óleo e do gás.

Particularmente, eu identifico que, apesar das demandas geradas pela exploração de petróleo no litoral fluminense e paulista, as bases operacionais portuárias já instaladas e em processo de instalação, desde os terminais da Baía de Guanabara (Rio e Niterói), Arraial do Cabo, Macaé e agora o Porto do Açu, tendem a suprir boa parte da movimentação de cargas e armazenamento nas retro-áreas exigidas no médio prazo.

Ainda assim, a localização de Maricá entre as duas Bacias, Santos e Campos, a proximidade com a capital, sede de todas petroleiras e empresas de serviços do setor, e ainda a pequena distância até o Comperj, no município de Itaboraí podem, no médio prazo oferecer alternativa para que este projeto de terminal portuário venha ser concretizado.

Enfim seguimos acompanhando a disputa intercapitalista que o setor de apoio às explorações de petróleo estão empreendendo. Os empreendedores buscam apoio das gestões locais e estaduais, nos diferentes municípios do litoral fluminense e capixaba, para instalar bases para operar suas atividades.

É ainda interessante observar que a proliferação destes projetos portuários trazem enorme impacto às atividades da pesca, e à utilização dos balneários para lazer e atividades econômicas de turismo, além de trazer consequências ao ambiente que deveriam ter uma leitura e um controle para além do município, numa visão e perspectiva mais regional.

Quem acompanha o blog tem visto as referências e questionamentos que fazemos à falta de visão supramunicipal ou regional para tratar temas como este.

Abaixo cópia do DOE de 21 de julho de 2015, página 21, sobre o Licenciamento Prévio (LP) do Terminal de Ponta Negra (TPN) em Maricá.

Nenhum comentário: