A empresa DTA Engenharia já tem o projeto aprovado para construção do Terminal de Ponta Negra (TPN) na praia de Jaconé, no município fluminense de Maricá.
O porto servirá de base ás atividade de pré-sal naquela região e também de apoio às atividades do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) que está sendo instalado em Itaboraí.
O investimento está estimado em R$ 5,4 bilhões e terá capacidade para receber 850 mil barris de petróleo por dia.
Além da infraestrutura portuária e os terminais de armazenagem de combustíveis, o TPN tem previsão de também contar com um estaleiro para reparos de embarcações offshore. A previsão é que a obra seja concluída junto com a primeira parte do Comperj em 2015.
Pelo que se vê o litoral de nossao estado está aos poucos sendo todo ocupado com projetos ligados, de uma maneira ou outra, às atividades offshore de petróleo.
66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, fevereiro 06, 2012
Porto em Maricá
A empresa DTA Engenharia já tem o projeto aprovado para construção do Terminal de Ponta Negra (TPN) na praia de Jaconé, no município fluminense de Maricá.
O porto servirá de base ás atividade de pré-sal naquela região e também de apoio às atividades do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) que está sendo instalado em Itaboraí.
O investimento está estimado em R$ 5,4 bilhões e terá capacidade para receber 850 mil barris de petróleo por dia.
Além da infraestrutura portuária e os terminais de armazenagem de combustíveis, o TPN tem previsão de também contar com um estaleiro para reparos de embarcações offshore. A previsão é que a obra seja concluída junto com a primeira parte do Comperj em 2015.
Pelo que se vê o litoral de nossao estado está aos poucos sendo todo ocupado com projetos ligados, de uma maneira ou outra, às atividades offshore de petróleo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
O que achei estranho é que essa empresa, DTA Engenharia, parece mais uma projetista ou construtora...e em nenhuma noticia sobre o porto informa a fonte de recursos (afinal, são 5bi) se é uma joint venture com alguma outra empresa, etc...
A CONSTRUÇÃO DO PORTO E UM DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADE E PARA O ESTADO FARA COM QUE ENTORNO DA CONSTRUÇÃO DO PORTO CRIA-SE EMPREGOS E FOMENTANDO A VIDA PERCAPTA DA CIDADE.
COM TUDO A RESPEITO DO VALOR DA CONSTRUÇÃO DO PORTO E SÓ COLOCAR A CABEÇA PARA PENSAR QUE VCS VÃO DESCOBRIR DA ONDE VEM A VERBA A INICIATIVA PRIVADA HOJE EM NOSSO PAIS TEM MUITO RECURSOS + O GOVERNO....
ASS:TATIANA CASTRO
Quero saber sobre impacto ambiental pois se trata de uma area com rica variedade de especies marinhas como: Tartarugas que ficam muito nas formações rochosas entre o farol de ponta negra e jaconé, caravelas do mar, anêmonas e etc.., pois sabemos que vários desses navios sempre acabam poluindo as águas com resíduos de óleo, lixo "domestico" e outros detritos...
Postar um comentário