sexta-feira, fevereiro 10, 2012

A fala de Jaime Lerner em SJB

O blog disponibilizará mais adiante mais alguns dos projetos apresentados pelo arquiteto na última quarta-feira em São João da Barra. Veja abaixo um vídeo do SJB Online, disponibilizado no YouTube resumindo os argumentos dos seus projetos, dentro do seu projeto de reformulação do Plano Diretor de SJB e de intervenções que os urbanistas chamam hoje de acunpuntura urbana. O vídeo também apresenta a posição da prefeita Carla Machado sobre os projetos:

7 comentários:

Anônimo disse...

Planejamento é uma máxima tanto para São João da Barra quanto para Campos que tende a cada vez mais se firmar como a maior cidade do interior, afinal até a cidade que recebe o porto começar a mudar Campos irá crescer ainda mais uma vez que é a cidade referência na região para todos os serviços e vai exigir muito mais atenção do poder público em planejamento, cinturões verdes, e quem sabe uma espécie de rodoanel, há muito o que se fazer. Acima de tudo Campos e São Juan têm que investirem pesado em educação básica de qualidade, no fundo é de que irá depender o futuro dessas cidades e de seus cidadãos, aproveitem os royalties, coisa que não fizeram nessa última década em especial.
Mas em SJB a coisa está começando errado, quando se fala em agricultor e pescador foram as primeiras classes a serem desrespeitadas e desvalorizadas. Carla, 4 anos de porto e só agora vc começa a querer dizer que vai resolver???? Quer dá um pontapé inicial, está mais para passar um grande abacaxi para ser descascado. Quase não ouvi falar da população, ouvi muito dizer que a cidade vai receber bilhões, mas isso é do setor privado e não público. Acho mt estranho essa discussão em ano de eleição.

Vitor Menezes disse...

Uma entrevista boa para rever daqui a 30 anos... Abs.

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer porque o nome do verão em São João da Barra é Porto do Verão 2012. \Será que o Eike já comprou o resto da cidade e até o verão é dele, o nome não combinou nada com o verão.

Anônimo disse...

Hum, vi foi um monte de pré candidato querendo aparecer na filmagem, espero que o povo de sjb esteja com o olho bem aberto, porque tem gente que gosta só de aparecer, mas na hora de fazer pede para esperar. Uma coisa que não intendi é pra que outro plano diretor se o que tem não é usado.

Anônimo disse...

Olá professor, há algum tipo de planta alta do que eles estão pretendendo fazer? Expectativa de quantos kms de saneamento, enfim planos básicos para a gente ter noção do que de fato eles pretendem fazer no município? Afinal São João da Barra é pequena e já tem alguns pontos de favelização que são preocupantes e que podem aumentar bastante, o que vão fazer nessas áreas? E as margens da lagoa de Grussaí? Há um programa habitacional sério, pois até onde sei a muito tempo que o poder público não faz uma casa. Muito trabalho pela frente.

Anônimo disse...

Meu Caro Roberto,
O discurso é muito bonito, porém a realidade é bem diferente. Fala-se muito em sustentatibilidade e preservação do meio ambiente no entanto o que está acontecendo no empreendimento do Sr X é a transformação de São João da Brra em um grande deserto. Toda a vegeração existente está sendo retirada e triturada. Que preservação ambiental é esta?
Além disso, os moradores e proprietários do 5º distrito estão sendo expulsos de suas terras á força. As chamadas desapropriações estão sendo feitas na marra para favorecer única e excusivamento aos objetivos do Sr X que só pensa em ser o mais rico do mundo, custe o que custar.

Anônimo disse...

Engraçado tamanha cara de pau dessas "otoridades" que só querem aparecer, + ação e - menos falatório por favor senhor prefeita. Vamo arrumar a casa no básico, comércio local a passos de tartaruga, falta saúde, educação, saneamento, anos perdidos em politicagem.