sábado, fevereiro 11, 2012

Descontinuar?

Algumas destas modas no uso da língua são de lascar: “Kodak declara que vai descontinuar fabricação de câmeras digitais”. Assim como o gerúndio que o telemarketing nos obrigou a ter que ouvir, agora, uma linguagem, parece que corporativa, vem inventando coisas deste tipo. Não era mais fácil a manchete da reportagem dizer que a Kodak vai parar de fabricar as câmeras digitais, assim, de forma simples? É óbvio que há algo por trás deste quase pleonasmo que eu não sei explicar. De toda a sorte, o melhor mesmo é melhor descontinuar esta nota.

6 comentários:

Professor Astromar disse...

Pergunto o seguinte:

Será que a PMCG, aproveitando a "crista da onda", irá "descontinuar" as aulas nas escolas municipais na próxima semana, isso, devido ao clima de insegurança pela greve da PM e possível insatisfação da guarda civil municipal?

Pergunto isso, pois é notória a "preocupação" da "administração" municipal, uma vez que a própria, cancelou os eventos culturais para este final de semana no Farol e assim sendo, creio que devem ser sensíveis também ao fato de que há necessidade de salvarguardar a segurança dos alunos da rede e também daqueles que na mesma atuam.

Unknown disse...

Existem outros termos atualmente usados que eu não entendo, tipo: desconfigurar, não seria desfigurar? desconstruir, não seria destruir?

Bike Sem Limites disse...

Talvez o termo "descontinuar" traga nas entrelinhas a possibilidade de retomar a produção futuramente, enquanto que "parar de fabricar" sugere uma interrupção definitiva. Vá saber.
Agora, o tal do gerúndio é de lascar mesmo!

Anônimo disse...

O uso do verbo descontinuar é aceitável, e, por exemplo, dois prestigiados dicionários registam-no (Dicionário da Língua Portuguesa 2008 e Dicionário Eletrônico Houaiss). Descontinuar significa «não continuar; interromper; suspender; cessar».

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Em Medicina Descontinuação de um medicamento é a redução lenta da dose de modo a não produzir a síndrome de abstinência. Os medicamentyos anitidepresssivos, os tranquilizantes e os corticosteróides são exemplos de substancias que não podem ser retiradas de imediato. Diz-se então, que são descontinuados.

CARLOS RIBEIRO disse...

A Kodak praticamente "QUEBROU'. nÃO acompanhou a evolução, ficou pra trás e se deu mal. Suas ações no mercado americano cairam de U$98,00(noventa e oito dolares) para U$0,48(quarenta e oito centavos de dólar ) em apenas 10 anos.
O problema foi que quando começaram a lançar as cameras digitais, apesar de ter um modelo para vender no mercado, seus executivos retrógados, tiveram medo de perder mercado com aquele sistema de fotos em fitas. Daí outras empresas do ramo, lanaçaram o isterma digital, fazendo cair a opção pelas fitas. Quando a Kodak tentou lançar sua camera digital, já tinha perdido mercado e hoje tá na maior merda.

Isso vale pra todos nós pessoas fisicas e também para todos os setores, inclusive o setor público, se não modernizarmos,se não evoluirmos, com o tempo, governos poderão quebrar, como está acontecendo com Grécia e outros.