quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Pontos da proposta do novo Plano Diretor de SJB

Alguns dos pontos elencados pelo arquiteto Jaime Lerner na apresentação da proposta são inquestionáveis, a questão é sempre a colocação destes pontos em prática diante da complexidade de interesses que deve sempre atender à maioria. Abaixo algumas das premissas apontadas na apresentação: 1) Concepção integrada e uso do solo, transporte e sistema viário; 2) Prioridade do transporte público (ônibus e barcos); 3) Utilização de transporte público individual (carros elétricos e bicicletas); 4) Incentivos a modos leves de deslocamento (pedestres e bicicletas); 5) Integração entre diversos modos de deslocamento. Abaixo e ao lado algumas propostas arquitetônicas apresentadas entre elas uma para a Foz do Paraíba do Sul em Atafona, um espaço para a juventude. Elas confirmam as imagens do projeto divulgados desde o ano passado por este blog. PS.: Atualizado às 19:06: Mesa dos trabalhos de apresentação da proposta do arquiteto Jaime Lerner para reforma do Plano Diretor de SJB, presidida pela prefeita Carla Machado, pelo vereador Aluízio Siqueira representando o legislativo, do diretor de Sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse projeto pode até ser construido,mais no outro governo com um prefeito preparado,inteligente e sábio,não nesse governo em que um polo gastronômico em grussai levou 7 anos para ficar pronto.SJB,precisa de um gestor de competência e que já mostrou que sabe governar com pouco recurso.Imagine agora com esse orçamento milhonario,e nós sanjoanense vendo nosso dinheiro indo para o ralo.

Anônimo disse...

Carros elétricos em SJB com a energia elétrica cara que pagamos só se for com energia solar. Não sei não, mas nas minhas contas não tem 1 km de ciclovia na cidade, só se somarem as passarelas que fizeram na praia. Canais artificiais vao custar bem caro, se as estradas pouco investem... Vo pagar pra ver isso acontecer, ñ que eu seja contra, mas na região ñ tem político c/ competencia pra isso infelismente, me parece uma prefeita no fim de mandato querendo aparecer, 7 anos a cidade quase não mudou nd. Um policiamento digno de governador em SJB hoje, coletiva com a imprensa, ébom ter bastante material para dak a 10 anos vermos o q vai mudar msm.

Rodneigf disse...

Gostaria de ter acesso ao plano diretor de São João da Barra na íntegra. Poderia me ajudar indicando onde conseguir para download?

Sds.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 6:16

Os políticos precisam acabar com essa mania que são insubstituiveis. Tive muitos colegas e amigos que pensavam que eram insubstituiveis, morreram e a vida continuou.

Esse saudosismo político, que diz :que eu sou o "fera", eu sou o cara que resolve, eu sou o melhor de todos, só eu sei fazer. Esse modo arrogante, arcaico e ultrapssado, tem que acabar no meio dessa velha política.

Anônimo disse...

Projetos mirabolantes q duvido q saião do papel. Ainda mais apresentados no último ano de governo, em ano eleitoral. Já vimos esse filme em Campos no governo Arnaldo. Sâo projetos q só servem para enriquecer mais o arquiteto.

Anônimo disse...

Não são carros elétricos que ele quis dizer, mas Trios Elétricos... rs

Fabio

Anônimo disse...

Será igual a cidade digital radical que até agora não sei se está funcionando. Foi anunciada com um evento incrível e que SJB viraria exemplo para o Brasil.
Tenho observado é que tanto a prefeitura quanto o as empresas do Grupo ebx estão sempre em busca de grandes pareceria para dar credibilidade as coisas que eles fazem. Acredito que o Jaime não tem ideia da canoa furada que ele está entrando, uma vez que têm muitas coisas básicas que não foram feitas, imaginem uma mudança dessa que demanda muita vontade política.

Anônimo disse...

Rodnerigf, segue o Plano Diretor Participativo feito em 2006.

www.fesp.rj.gov.br/fesp_2007/concursos/saojoaodabarraprefeitura/PlanoDiretorParticipativo.doc

Tu vai ver os pontos fracos analisados e chegará a conclusão q de lá pra cá pouco foi feito para mudar a realidade, olha que na época já sabiam do porto do Açu.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 12:16

Praticamente as pessoas sábias, os governos com governantes inteligentes e que querem o desenvolvimento de seu povo(nas cidades, estados e países) estarão sempre a buscar por boas parcerias.
Uma mente pensante é bom, acima desta quantidade melhor ainda. Assim funciona os governos sérios e os empresários de sucesso, que buscam parcerias.
As empresas nacionais e internacionis estão se fundindo, buscando competitividade. A petrobras por exemplo, a maior empresa brasileira, abriu-se à outras empresas, na prospecção e exploração do petróleo e por ái vai. Quem não adotar esse critério poderá sucumbir. Veja outro exemplo, o que é o projeto Barra do Furado? parcerias entre Governo Federal, do Estado, prefeituras de Quissamã e Campos.

Anônimo disse...

Parabéns ao Lerner, o problema agora é colocar em prática, Victor Aquino tinha grandes projetos para São João da Barra, mas a maioria não saiu do papel e vemos só como fotos no caminhão do lixo, passo o verão por lá e fico impressionado com isso.

Rogério

“Alê” disse...

Eu acredito que agora vai dar certo, eu não moro em são joão da barra, moro aqui na capital R.J, mas estou lendo muito sobre são joão da barra devido eu ter casa aí de praia, mas do jeito que as coisas estão caminhando aí, vai ser realidade mesmo, com um porto dessa magnitude sendo construído, estando com um estaleiro já com caminho andado e mais a siderúrgica, tudo agora é verdadeiro, agora se outros governos não fizeram nada é porque não queriam não, eles tinha vontade, só que não tinha dinheiro e nem o porto ao lado, eu acredito que esse talvez poderia ser o problema. Abraços!