terça-feira, fevereiro 28, 2012

China urbanizará um Brasil até 2025

Mesmo com uma pisada no freio as estimativas de crescimento da China são gigantescas e justificam a demanda por minério de ferro entre outras matérias primas. As perspectivas são de urbanização de cerca de 200 milhões de chineses até 2025 que estão saindo das áreas rurais em direção às cidades. Ou seja: um Brasil em pouco mais de uma década!

Com um mercado como este qualquer projeto relacionado a ele, mesmo com problemas, vira realidade.

PS.: Atualizado às 14:36: Lucas Siqueira trouxe nos comentários abaixo, como contribuição para o debate, a reportagem da tv americana. Ela mostras as contradições e os riscos de negócios com a China que continua a crescer, mas, aparentemente com problemas no cenário. Vale sua conferida:

5 comentários:

Anônimo disse...

Pois é enquanto a China, urbaniza com força; o Brasil, mal consegue urbanizar algumas poucas favelas, nas grandes metrópoles .

No Estado de São Paulo, especificamente no município onde o ex-presidente Lula, reside, há pouco mai de um mês,por ordem judicial, ocorreu uma mega, desocupação de uma área de terra, de propriedade do mega-investidor Naji Nahas. Na referida área, um verdadeiro FAVELÃO, viviam mais de 1000 familias. Tal favela surgiu há pouco tempo e o ministério da Cidades, a prefeitura daquela cidade e o governo do estado nada fizeram para resolver esse grave problema da moradia.

O Brasil, está emprestando dinheiro ao FMI, todavia está deixando seus filhos morrerem de fome, por falta de moradias e morrer por falta de educação.

Lucas Siqueira disse...

Um outro ponto de vista.

http://www.youtube.com/watch?v=2yL7t0j_4tQ

denis disse...

Impressionante documentário, já havia visto algo parecido passando na tv brasileira, mas esse é bem mais detalhado e incrível. Vemos que para isso precisam cada vez mais de ferro, e o Brasil tem sido, assim como a 500 anos atrás um país que exporta matéria prima enriquecendo quem compra, aliás até carros chineses estão sendo vendidos aqui. Quanto é uma tonelada de minério? Quanto vale um carro Chinês no mercado nacional. Desumanas o e ao mesmo tempo grandiosas essas cidades.

Noemia disse...

Sempre fomos exportadores de comodites(matérias primas) e IMPORTADORES de bens de consumo.Por isso a maioria de nossa população, ganha tão mal.

Aqui no nosso país quase não se investe em ciência tecnologia e inovação, por isso não produzimos quase nada de valor. Um mau exemplo nessa área, é a nossa prefeitura de Campos, que no ano de 2010, gastou vergoonhoso, R$360,00(trezentos e sessenta reais), em ciência e tecnologia, informação prestada pela prefeitura, ao Tribunal de Contas do RJ, por ocasião da aprovação das conta da prefeita.

Anônimo disse...

Muito bom o documentário mas vale ressaltar a visão americana por trás das informações. Um fato importante na cultura oriental que podemos ver nos desastres ambientes como eles são perspicaz em construir e reestruturar cidades. Problemas todos tem, precisamos trabalhar para solucioná-los e criar um mundo melhor.