terça-feira, novembro 14, 2006

Goyta-cano na wikipédia

Recebi no final de semana um e-mail do Alexandre Magno Barreto Berwanger querendo saber informações sobre as estatísticas do clássico entre o Goytacaz e o Americano. Ele é o autor das informações sobre o Goytacaz e sobre o clássico denominado “Goyta-cano” na wikipédia. Trocamos informações e eu questionei o dado de que, o Oto Nogueira teria feito o primeiro gol no Arizão em 1938. Defendi que pelas informações que disponho seria pouco provável a informação colocada sobre o Goytacaz Futebol Clube na Wikipédia, de que o Oto teria feito, o primeiro gol na realidade no jogo do Goytacaz contra o Internacional na primeira partida oficial disputada pelo clube, no primeiro campeonato Campista realizado, em 1914 quando o azul sagrou-se campeão. O Alexandre, por conta das informações que passei, já a disponibilizou na Wikipédia. Ele é um aficionado da história do futebol e tem diversas informações, textos e artigos publicados na famosa “RSSSF BRASIL” e no site "História do Futebol". Ele tem também pesquisas em edições antigas do Jornal dos Sports (JS), na Biblioteca Nacional, entre outras fontes. Impressionante, o poder da internet. Em troca das informações que passei Alexandre forneceu-me contato para a distribuição futura do livro, divulgou esta informação em sites e repassou fontes importantes. Ele que mora em Niterói é de família original de Campos que foi proprietária da chácara vendida, onde, provavelmente é hoje o estádio Ary de Oliveira e Souza.

2 comentários:

Daniel Sardinha disse...

Olá, Roberto. Como vai? Me chamo Daniel, também sou campista e mantenho um blogue chamado Goyta Mirandês. É um blogue com informações variadas, incluindo informações sobre a nossa cidade, porém é escrito na língua mirandesa, que é a segunda língua oficial de Portugal, falado no nordeste do país.

Gostaria de manter os nossos blogues relacionados, e, se for possível, como você tem mais acesso a informações sobre nossa cidade do que eu, gostaria de saber se seria possível utilizar uma postagem ou outra no meu blogue, traduzida para o mirandês, com os devidos créditos.

Sou Goytacaz, designer gráfico, estou me formando no IF-Fluminense, e já te vi algumas vezes por lá.

Um abraço,

Daniel Sardinha.

Roberto Moraes disse...

Olá Daniel,

Legal. Não conhecia a história desta língua.

Pode usar o material do blog sem problemas.

Abs,