quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Qual a melhor utilização para estes prédios?

Dois interessantes espaços públicos estão ou estarão em breve disponíveis e sobre os quais se discutiu publicamente, ou em pequenos grupos, a sua utilização, como novos espaços de manifestação cultural em nossa cidade: a Penitenciária Carlos Tinoco, na avenida XV de Novembro e o Fórum Nilo Peçanha, na avenida Alberto Torres.

No primeiro nada mais se ouve sobre a idéia, de sua transformação em centro de artesanato e de produção cultural. Sobre o segundo, a comunidade soube hoje, do interesse da Câmara de Vereadores de Campos em realizar uma permuta, com o Tribunal de Justiça entregando como contrapartida, o chamado Palácio de Mármore, localizado na avenida Alberto Torres, sua atual sede.

Sem nenhuma conotação política e sim de interesse coletivo e da sociedade tenho dúvidas, se esta seria a melhor opção para nosso município. Julgo pertinente o interesse do legislativo municipal ter maior espaço para realizar suas seções e atendimento ao público, que escolheu e quer se relacionar com seus vereadores. Porém, tenho dúvidas, se aquele magnífico espaço do antigo Fórum, não seria mais bem utilizado, com algo relacionado à nossa memória e a nossa cultura.

A começar pelo quarteirão em que está instalado compartilhando espaço, com o Palácio de Finazinha, a Vila Maria, o jardim e o prédio do Liceu, o do solar do Barão da Lagoa Dourada. Sem desmerecimento à importância do legislativo, a princípio considero a edificação, mais adequada, a uma utilização do tipo museu e espaço cultural. Qual é a sua opinião?

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa questão meu caro blogueiro! Na semana passada conversava com um amigo taxista sobre minha simpatia pelo prédio antigo do Fórum e manifestando minha rabugisse, disse que achei de muito mau gosto o estilo "caixote" do novo Fórum. Fui depois informado por meu amigo Dr. Humberto Nobre que o projeto é uma espécie de padrão do TJ. Impliquei com o tal prédio desde que, ao visitar um amigo que reside em um prédio na Rua dos Bondes, perto do Col.Batista, constatei que ele privou meu amigo, sua esposa e os vizinhos da bela vista do Paraíba que a sacada reservava. Não consegui, contudo formar uma opinião firme sob a suaquestão. "A princípio" concordo com você, mas ao lembrar a desatenção do poder público e da sociedade local com relação aos museus e espaços culturais em geral, fico inseguro quanto ao futuro do belo prédio. Fico triste toda vez que passo pelo prédio do Museu de Campos na praça São Salvador e vejo que continua abandonado, a espera da restauração prometida há anos! Mesmo centros culturais interessantes como o SESC e a Villa Maria, nos arrabaldes do Fórum histórico, não recebem o devido prestígio do público. Por outro lado, conheço bem o Plenário da Cãmara e o "Palácio de Mármore" e certamente não é um espaço adequado e acolhedor para a comunidade. A "Casa do Povo" precisa ser bem acessível e atraente para que os cidadãos se habituem a frequentá-la, acompanhando, fiscalizando e cobrando o Legislativo local. A Câmara aliás já teve como sede o esquecido prédio do Museu a que me referi. Um prédio que faz parte da história do município e que por isso é identificado como referência pela comunidade pode aproximar os cidadãos da Câmara e representar opção funcional para que o legislativo possa também se aproximar mais da comunidade, adaptando um espaço amplo ao interesse comunitários.
Abraço,
Fábio Siqueira.

Roberto Moraes disse...

Olá Fábio,

Tenho dúvidas se a utilização pela Câmara de Vereadores daria garantias de manutenção ao majestoso prédio.

Entendo os argumentos, mas acompanhemos novas opiniões.

Abs,

Anônimo disse...

Roberto,
O prédio do forum seria perfeito para abrigar o Forum Trabalhista.