sexta-feira, abril 20, 2007

Morre o parceiro Lenilson Chaves

Depois de enfrentar e lutar com dignidade contra dois cânceres, o professor Lenilson Chaves cedeu e de forma sutil, se despediu da vida. Na foto ao lado, o momento em que ele presenteou este blogueiro, com uma camisa do Goytacaz que tinha sido do time bi-campeão juvenil de 1972 que ele guardava desde esta época. Éstavamos junto do ex-presidente e diretor do Goytacaz, Edecyr Oliveira.

Ainda de neste dia, Lenilson me confidenciou de forma serena, que o segundo câncer havia retornado e que ele havia desistido, de enfrentar os tratamentos mais pesados de quimioterapia e radioterapia, que tantos traumas lhe havia causado. Disse que havia tomado esta decisão depois de conversar de forma franca e aberta com o seu médico. Lenilson falou isto de uma forma tão tranquila que me deixou espantado até por saber que era ateu, já que recusava até o conceito de agnóstico.

Lenilson era, botafoguense roxo, ou melhor, alvi-negro, vibrou quando eu lhe disse que estava tentando escrever um livro sobre o Goytacaz, me apresentou diversos ex-jogadores e torcedores do azul. Lenilson conhecia e primava da amizade de uma vasta legião de pessoas na nossa região.

Lenilson também era petista roxo desde ajudou a criar o partido em Campos no início da década de 80. Foi o primeiro candidato a deputado pelo partido em Campos em 1982. Teve uma bela performance à época. Foi depois candidato a vereador por duas vezes, a última em 2000. Em 2001 assumiu a presidência da Fundação Jornalista Oswaldo Lima onde fez um bom trabalho no pequeno tempo. Entre as atividades propôs a Bienal do Livro que a partir daí passou a fazer parte a cada dois anos do calendário cultural da cidade. Ao falar de Lenilson, não se pode deixar de falar do Colégio Municipal 29 de Maio, uma outra paixão. Instalado no bairro onde nasceu e viveu a juventude, a escola era como que uma cachaça, que não bebia. Lenilson, além das funções docente, por diversas vezes também dirigiu o educandário.

Lenilson fazia política com prazer, mas possuía uma característica pouco comum para quem milita nesta área: era direto, objetivo. Dizia o que pensava e o que queria. Embora, eu algumas vezes questionasse esse seu jeito de fazer política, aprendi com o tempo, que esta era uma fórmula melhor e mais autêntica de se relacionar mesmo nas rodas dos políticos.

Lenilson viveu e lutou o bom combate. Merece nossos aplausos e o abraço amigo que agora vai sob a forma de lembrança. Lenilson vai com Deus e até qualquer hora!

7 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, como há pouco mencionei no blog do Vitor Menezes: Nilsinho vive! Na mente e no coração de quem o conheceu e teve o prazer de compartilhar com ele sonhos e esperanças na vida!
Desde dezembro do ano passado, o Nilsinho vinha encontrando "algo" mais que até então duvidava. Não tenho dúvidas, ele foi e está com Deus. Aos familiares e amigos do Nilsinho a certeza de que "a vida é bonita e é bonita"!
Abs! Luiza

Roberto Moraes disse...

Ola Luiza,

Lenilson foi uma pessoa especial e como tal aproveitou as boas oportunidades.

Abs,

Unknown disse...

Olá Roberto,

Sou Raphael, filho de Kátia e por curiosidade googlei o nome de Nilsinho e fiquei mt feliz em encontrar essas homenagens tão lindas e sinceras de seus amigos.

Nestas horas eu só consigo lembrar de coisas boas e da serenidade de Nilsinho nestes 8 anos que convivi com ele. Lembro-me do último churrasco que fizemos lá na casa dele em Grussaí onde todos nos estávamos juntos. Se quiser, posso compartilhar estas fotos deste dia, que foi maravilhoso e por ironia era Churrasco c/ Cerveja que ele fez somente p/ nos agradar. Pois ele não bebia e ñ comia mt carne. rs.

Obrigado,
sds,
Raphael Manhães e Família

e-mail: raphael.retameiro@fluxosolutions.com.br

Roberto Moraes disse...

Olá Raphael,

Por conta do meu recesso só hoje vi o seu comentário.

A lembrança de Lenilson me fez recatado até na disputa da final do campeonato carioca. Na verdade Lenilson merece bem mais do que esta homenagem.

Abs,

Bibi disse...

Saudade
Sou prima de Lenilson,e por morar no Pará não pude estar com ele em seus últimos dias,mas tenho maravilhosas lembranças,conversas e momentos inesqueciveis,ele me deixou muitas coisas boas,tenho lembranças do último dezembro palavras que estão gravadas em meu coração.Fiquei muito feliz quando a Katia comentou de seu blog.Obrigada.

Roberto Moraes disse...

Olá Bibi,

É um prazer e uma satisfação poder propiciar, a todos que vinculados, das mais defirentes formas a Lenilson, uma dose da boa lembrança da saudade daquele que nos cativou também de diferentes formas, mas sempre com grande intensidade.

Um grande abraço,
Roberto Moraes

welding disse...

Tive o prazer de trabalhar com esse grande Homem na fundação cultural Jornalista Oswaldo Lima.