segunda-feira, maio 14, 2007

Efeito cascata e mais tumulto no trânsito

É evidente que o maior problema do trânsito em Campos é o oriundo das pontes que ligam, as duas margens do rio Paraíba do Sul na área urbana do município. Hoje um pouco mais da metade da população urbana mora nos bairros de Guarus e de lá precisam vir diariamente para trabalhar e/ou estudar. Porém, para um observador, mesmo que razoavelmente, atento é possível perceber que a deterioração do trânsito da cidade está mais relacionada, ao descumprimento das regras básicas das leis de trânsito, do que por conta do tumulto das pontes.

Passar com o sinal fechado, parar em fila dupla ou até tripla em vias de grande circulação, estacionamento em locais proibidos, tudo parece permitido. Os acidentes urbanos crescem exponencialmente e... Aparentemente vê-se que estão fazendo vista grossa nestes abusos. As bandalhas somadas ao caos no transporte coletivo oficializado levam o cidadão (relembro que razoavelmente atento) a achar, que a cidade está parecendo um aglomerado sem dono ou responsáveis.

Volto a repetir, as autoridades perderam a capacidade de agir em nome de todos. Será também o medo das eleições o grande inibidor das ações de regulação que cabem exclusivamente ao poder público?

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor Roberto. Eu acretido que sim, o temor da perda eleitoral assombra os dirigentes Municipais. Hoje, acho que a cidade está um caos, todo mundo reclama, sofre, mas na hora de dar a resposta na urna, o povo é conivente. Sinceramente, acredito que essas pessoas perderam o compromisso com o povo, esqueceram do motivo que eles estão lá. Vemos tudo acontecer e não fazemos nada. Me valho da Frase: " Tenho medo é do silêncio dos Justos". UM grande abraço Professor