quarta-feira, maio 16, 2007

Sem novidades no cenário da disputa de 2008

O repórter Marcio Fernandes do jornal Monitor Campista me procurou ontem, para falar sobre o cenário das eleições municipais em Campos no próximo ano. Eu rechaço a condição de especialista atribuída pelo repórter, ela cabe na referência à outra entrevistada, a coordenadora de pesquisas da Ucam-Campos, Denise Terra, mas não a este blogueiro. Veja a matéria, onde infelizmente, não vejo chances para novidades no pleito do ano que vem. “Eleição deve ser polarizada - Especialistas acham que se Arnaldo se aliar a Mocaiber a tendência é sucessão ser disputada apenas por dois candidatos”
“Se confirmada a união entre o prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) e o deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), as eleições de 2008 em Campos pode ter apenas dois candidatos, o outro, um nome ligado ao ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PMDB). O menor número de opções já é motivo de críticas. Porém, o quadro deverá ser igual em Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio, cidades que assim como Campos, grupos políticos que estão no poder administram uma fortuna proveniente dos royalties.”
“Não vejo muita novidade. A campanha ficou muito rica e poderosa, difícil para novos grupos. A hegemonia política em cidades com dinheiro farto, no caso na região devido os royalties, é isso mesmo. Não sobra espaço para se fazer política contra o grupo que está no poder”, observa o engenheiro e professor do Cefet, Roberto Moraes. Em Campos, as direções dos diretórios municipais dos governistas PSDB e DEM se anteciparam dizendo que não terão candidato próprio a prefeito, mesmo caminho do PT.”
“Cientista política da Universidade Candido Mendes, a professora Denise Terra teme que os episódios ocorridos nas eleições municipais de 2004 em Campos se repitam na disputa do próximo ano. Ou seja, um acirramento entre dois ou três grupos políticos que no passado era um. “A diferença é que agora o Garotinho não está no poder. Com isso Mocaiber e Arnaldo terão um maior peso. Caso realmente o grupo que detém o poder se una, fica muito forte. Vai ser bem mais difícil de conseguir derrubar”, analisa.”
“A 17 meses das eleições municipais, em Campos, o único grupo que parece ter força para bater de frente com a dupla Arnaldo/Mocaiber é o ligado à família Garotinho. Na avaliação de Moraes, o PMDB lançar um candidato é normal, pois Garotinho tem o lastro de ter sido governador do estado por oito anos, a esposa, Rosinha Matheus, o sucedeu nos quatro últimos. Já Denise lamentou a possibilidade de apenas dois candidatos disputarem a Prefeitura de Campos. “Irá faltar alternativa”, comentou ela.”

Nenhum comentário: