quarta-feira, julho 18, 2007

Lamentável, mas evitável!

A ocorrência de um acidente é sempre um momento triste. Infelizmente é natural que a maioria das pessoas queira mais descobrir um culpado do que apurar as causas. Este blog já comentou quando citou acidentes anteriores, que raramente, a ocorrência de um acidente tem uma única causa. O normal é a existência de uma seqüência de causas que leva ao acidente.

Este fato, não pode, até pelas responsabilidades civis e criminais decorrentes da sua ocorrência, deixar de apurar os erros e seus cometedores, mas, para se prevenir futuras ocorrências, o mais importante é o levantamento das causas, desde as mais simples e distante, às mais complexas e próximas.

Normalmente, a ocorrência de um acidente com graves conseqüências é precedida de pequenos incidentes que se detectados e apurados poderiam levar, à prevenção do acidente maior. A pirâmide produzida pelo teórico em prevenção de acidentes, Frank Bird, mostra em detalhes este processo que certamente será referência no trabalho de apuração das causas.

Há algum tempo se fala dos problemas do aeroporto de Congonhas. Infelizmente não se pode deixar de dizer que um acidente não é uma coisa natural. Ele é conseqüência de condições de insegurança que se corrigidas poderiam evitar a sua ocorrência. Que as famílias das vítimas tenham força, para suportar o peso duplo, da perda das vidas e a publicidade ampliada, que a proporção de um acidente deste tipo gera.

Nenhum comentário: