domingo, janeiro 27, 2008

"A linguagem do preconceito"

Ontem no Aterro do Flamengo, no Rio com Vida - Fórum Social Mundial 2008 recebi a Revista do Brasil em uma das bancas das Tendas das Idéias. Já havia recebido um exemplar dela não me recordo quando e nem onde. É uma revista que já está no número 20. Segundo seu expediente tem uma tiragem de 360 mil exemplares. Ela não é vendida em bancas e acho que nem por assinaturas. Ela é distribuída entre associados das entidades participantes da editoria, na sua maioria sindicatos e outras entidades da sociedade civil. Pareceu-me relativamente plural e crítica. Porém, mesmo que não seja assim tão ampla, só em oferecer uma outra visão, dieferente em relação ao esquema geral de comunicação hoje existente no país, já parece algo interessante. Nesta edição de janeiro de 2008, uma das matérias me chamou a atenção: é sobre o preconceito que uma matéria diz existir contra o presidente Lula. Assinada pelo jornalista Bernardo Kucinski o texto diz assim: "Virou moda dizer que “Lula não entende das coisas”. Ou “confundiu isso com aquilo”. É a linguagem do preconceito, adotada até mesmo por jornalistas ilustres e escritores consagrados" "Um dia encontrei Lula, ainda no Instituto Cidadania, em São Paulo, empolgado com um livro de Câmara Cascudo sobre os hábitos alimentares dos nordestinos. Lula saboreava cada prato mencionado, cada fruta, cada ingrediente. Lembrei-me desse episódio ao ler a coluna recente do João Ubaldo Ribeiro, “De caju em caju”, em que ele goza o presidente por falar do caju, “sem conhecer bem o caju”. Dias antes, Lula havia feito um elogio apaixonado ao caju, no lançamento do Projeto Caju, que procura valorizar o uso da fruta na dieta do brasileiro". Leia o texto na íntegra aqui .

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Como já dissemos em aTRolHA, a rejeição ao "peão" Lula é visceral...Já imaginou engolir um Governo bem sucedido de um "semi-analfabeto", "pinguço" e "nordenstino", quando eles diziam que só a elite era capaz...
Quanto ao João Ubaldo, com todo respeito, certas pessoas são bem melhores "chapadas" do que sóbrias...Não falo pelo aspecto da saúde, lógico, falo do aspecto intelectual...O homem tá um porre!

Xacal