domingo, janeiro 27, 2013

Show de pirotecnica gera incêndio e mata 245 pessoas em Santa Maria-RS

Lamentável a tragédia na boate que tinha uma lotação de cerca de 2 mil pessoas e vitimou 245 jovens. Infelizmente, os cuidados e a prevenção são quase sempre vistos como exageros. A prevenção preservam a saúde e a a vida das pessoas.

Há limites para algumas ações em ambientes fechados. Um show de pirotecnia em ambiente fechado e seguranças "brutamontes" (conhecidos destes locais) sem um mínimo de noção das coisas e com preocupações apenas comerciais contribuíram para a tragédia que não pode ser vista como fatalidade e sim, como irresponsabilidade.


5 comentários:

Anônimo disse...

Roberto Moraes

Essa tragédia poderia ter ocorrido aqui em Campos. Infelizmente, os mesmos fatores que levaram a essa tragédia também estão presentes em nossa cidade. Não precisa ser um especialista, basta ser uma pessoa de bom senso e algum conhecimento técnico, para constatar que a maioria dos espaços públicos de nossa cidade não cumprem o que é determinado na lei. Até podem estar conforme no momento da aprovação, mas depois as normas e regulamentações são esquecidas, por ignorância, corrupção, falta de fiscalização e ganância dos empresários. Esses locais, principalmente as boates, não possuem pessoal treinado para atuar nas emergências e muito menos um plano de evacuação, as portas de emergência, são estreitas e poucas, para a quantidade de pessoas que estão em seu interior, além de ficarem trancadas a cadeado ou são obstruídas para evitar a evasão de receita (os usuários para sair, são obrigados a passar por verdadeiros currais de aço para pagar a comanda) e os equipamentos de segurança, não são testados, com a regularidade determinada na lei e nem sofrem manutenção, e por ai vai.
Sugiro que a defesa Civil do Município, Bombeiros e o CREA (como representante da sociedade), montem uma comissão para vistoriar todos os locais públicos do município, tais como: Boates, clubes, Igrejas, Shopping, etc., para investigar se esses locais estão cumprindo as determinações legais, quanto a prevenção de incêndios, plano de evacuação, sinalização e o que mais é determinado nas normas técnicas. E que o resultado dessa vistoria seja divulgado, para que a população de Campos tenha conhecimento dos locais que poderá frequentar com segurança ou não.

Anônimo disse...

Não houve fatalidade nesse caso e sim IRRESPONSABILIDADE. Aliás, diga-se de passagem, somos recordistas em adultos irresponsáveis. Ora, caro professor, como pode um adulto acerder um sinalizador numa casa noturna com apenas um único acesso, sem janelas, sem ventilação e ainda com o teto revestido de espuma ? Um tremendo imbecil que deveria ser preso e cumprir prisão perpétua.

Anônimo disse...

é so ir na segunda sem lei do jaminho que vai ter tudo irregular:
- Som em altos decibeis com incomodo na vizinhaça;
= ambiente sem vistoria das autoridades municipais
- ausencia de vistoria dos bombeiros e outros

Anônimo disse...

Os fiscais da prefeitura tinham que ser presos também por não fiscalizar as casas noturnas. Quanto as irregularidades das casas noturna de campos. Lamentavelmente só resolve se entrar na justiça e passar pelo sofrimento da lerdeza do serviço prestado pelo judiciário. No clube da bola teve que ter ação judicial, a fiscalização é a mais tosca que já vi na minha vida. O alvará era para alugar quadra de futebol mas o pagode rolava em volumes altíssimos. Quanto ao comentário do Jaiminhos Bar eu concordo plenamente, basta ir até o local e verificar as irregularidades. Se for na prefeitura e cobrar da fiscalização eles te olham não como um colaborador, mas sim como alguém que esta importunando.
No caso de Porto Alegre esta sendo tomada todas as medidas para apurar responsabilidade, mas esta faltando incluir a fiscalização nas punições, pois eles foram irresponsáveis em não coibir uma casa funcionar nestas condições.
Temos que cobrar uma ação mais efetiva para que não aconteça mais isso em nenhuma cidade mais. Expulsando por exemplo essa cambada da fiscalização de nossa cidade.

Anônimo disse...

Segunda sem lei do Jaiminho's Bar... essa foi boa e o nome é bem sugestivo. Deve ser o maior encontro de foras da lei da região campistense. Até imagino o "nipe" do pessoal que frequenta esse "ambiente"...
quá quá quá quá !