sábado, janeiro 26, 2013

Líder do MST é assassinado covardemente em Campos

Um dos principais coordenadores do MST em Campos, Cícero Guedes dos Santos foi assassinado a tiros nesta madrugada. Cícero foi visto pela última vez de bicicleta, por volta das 22 horas de sexta-feira, circulando entre os lotes do Assentamento Oziel Alvez, nas terras de Cambayba, do qual foi o principal coordenador da luta pela sua implantação. Cícero foi atingido na Estrada da Flora por diversos tiros na cabeça.

A Polícia Militar está no local e aguarda-se a presença dos peritos da Polícia Civil. Cícero tinha idade próximo dos 55 anos. Era um defensor ardente da reforma agrária e compreendia ser esta uma solução para o desenvolvimento social de parcela importante da sociedade brasileira.

Conheci Cícero em diversas reuniões comunitárias e em reuniões com autoridades defendendo os assentados e os pequenos proprietários rurais. Era implacável com aqueles que buscavam lotes para se assentarem e depois o comercializavam. Defendia que o Incra retomasse estas propriedades e devolvesse àqueles que queriam trabalhar na terra para produzir alimentos e viver da atividade rural.

Ultimamente, Cícero tinha como maior preocupação a possibilidade do novo traçado da BR-101, passando pela estrada dos Ceramistas cortasse ao meio os assentamentos Oziel Alves em Cambayba e Zumbi dos Palmares em Guarus, inviabilizando os mesmos e ampliando a urbanização da cidade, ocupando os espaços dos pequenos produtores.

O assassinato de um dos maiores léderes do MST em Campos evidencia, mais uma vez, o conflito pela posse da terra e o acirramento pela disputa e desapropriações rurais no município. Será necessário apurar a fundo e com detalhes quem são os executores e os mandantes deste brutal assassinato de um líder comunitário autêntico e indefeso.

Atualizado às 11:32: O agricultor assentado Cícero Guedes dos Santos passou a ser assentado em 2002. Deu ao lote recebido na reforma agrária de “Brava Gente”. Sempre teve consciência e preocupação ecológica e com a diversidade das plantações e do cuidado com a fauna. Acabou sendo um dos principais inspiradores desse tipo de consciência e do entendimento da mesma fez com que esse sentimento de preservação e convívio fosse dia-a-dia aumentando.

Segundo o site Agroecologia e Rede, Seu Cícero também ficou conhecido pelas bananas presentes em muitas partes do lote, consorciadas com leguminosas, milho e espécies frutíferas.

“Demonstrava ser uma pessoa interessada no desenvolvimento do seu lote e desejava muito que suas experiências sejam praticadas por outros assentados, porém existe uma resistência por parte de muitos agricultores no assentamento Zumbi dos Palmares e muito fazem a opção pela monocultura de cana, coco ou pasto, o que torna ainda maior o desafio da construção da agroecologia. A família sempre se envolveu nas tarefas do sítio. Os filhos crescem vendo a experiência se desenvolver e vão aprendendo com o pai e todos tem ciência de que os alimentos que hoje estão na mesa da família são de qualidade muito superior aos do supermercado e isso desperta o interesse dos filhos para que também participem das lutas do pai.

Seu Cícero relata que desde que as experiências no seu lote passaram a dar certo, houveram alguns erros experimentais no meio do caminho, a qualidade de vida dele e da família melhorou bastante e é isso que lhe dá energia para continuar sempre. Seu Cícero é uma referencia tanto entre os companheiros de movimento como também entre estudantes e professores da Universidade do Norte Fluminense, que o vêm como um dos ícones da construção do conhecimento agroecológico no Norte Fluminense.”

O blog repete que o assassinato do assentado e um dos líderes do MST, Cícero Guedes dos Santos é um grave atentado à cidadania e à luta comunitária no município de Campos dos Goytacazes e toda a região.

PS.: Atualizado às 11:42: O corpo do líder do MST, Cícero Guedes, foi encaminhado agora para o IML de Campos, depois da Polícia Civil ter periciado o local do assassinato. A família está acompanhando todo o processo. Segundo informações Cícero tinha seis filhos. O local do velório ainda não está decidido. Há comoção é grande entre os assentados e pequenos proprietários rurais que conheciam Cícero no dia-a-dia.

Atualizado às 11:56:
Cícero Guedes dos Santos, 43 anos, chegou a Campos dos Goytacazes (RJ), trazia as marcas de uma vida sofrida no estado de Alagoas, onde trabalhava em condições desumanas e até “passava necessidade”. A cidade aconteceu em sua vida através da indicação de um amigo, que afirmou ter encontrado melhores oportunidades de trabalho no meio rural da região dos canaviais.

E foi nos canaviais que Cícero encontrou inicialmente um caminho para a sobrevivência, junto com a esposa Maria Luciene e seus então quatro filhos. Depois, como operário da construção civil, Cícero participou das obras da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e deixou suas digitais na concretização do antigo sonho da cidade em ter uma universidade pública de grande porte.

Mas a idéia de ter a sua própria terra para plantar não o deixava. E foi aproveitando a mobilização popular — que viria a ser, há dez anos, a primeira ocupação de terras da região — que Cícero se aproximou do MST e da chance de atuar em liberdade na atividade que gosta.

Atualizado às 12:06: A foto (imagem ao lado) mostra a capa da revista Imagem do Sindipetro-NF que publicou uma matéria sobre os dez anos do assentamento Zumbi dos Palmares em Campos que traz o agricultor e líder do MST, Cícero Guedes dos Santos em destaque. Este número da revista é de 2007.

Atualizado às 12:10: Abaixo manifesto produzido pelo MST e por apoiadores, organizado pela professora Ana Costa da UFF que conhecia Cícero há muitos anos e acompanha esta lastimável ocorrência.


ATENTADO CONTRA A PAZ E A JUSTIÇA SOCIAL! MATARAM UM GUERREIRO!

Hoje, 26 de janeiro de 2013, CÍCERO GUEDES, líder do Movimento pela Reforma Agrária e em prol da Agricultura Familiar, amanheceu morto, assassinado, no Assentamento Oziel, em Campos dos GoytacazesEstado do Rio de Janeiro. CÍCERO era um trabalhador rural que ousou lutar  pelos ideais de Justiça e pelo bem comum do seu povo, trabalhadores rurais expropriados da terra e sem futuro. É mais um líder popular cuja morte se somará às centenas de outras, que ocorrem rotineiramente, de brasileiros que lutam por um Brasil justo e igualitário. Em mais de 90% desses casos, os assassinos permanecem impunes. Por que a Justiça brasileira, nesse momento em que busca nos convencer de que quer por fim à impunidade, não demonstra isso no caso dos crimes políticos contra a liberdade e os direitos humanos, civis, econômicos e sociais, de grande parte da sociedade brasileira, representada pelo movimento sociais e populares pelo acesso à terra rural e urbana e tantos outros? Matando o CÍCERO atentam mais uma vez contra a nossa Liberdade, contra a Democracia e os Direitos Humanos.

PELO FIM DA IMPUNIDADE DOS ASSASSINOS DAS LIDERANÇAS POPULARES! POR UM BRASIL JUSTO E SOLIDÁRIO!

AMIGOS E APOIADORES DO MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES!

9 comentários:

Marlúzio disse...

Nem mais um minuto de silencio mas toda a nossa vida na luta para vingar nossos heróis. Cícero? Presente.

José Luis Vianna da Cruz disse...

É inadmissível que tais crimes continuem ocorrendo, com seus mandantes impunes, ante as autoridades policiais, do executivo, do legislativo e do judiciário. O Judiciário não quer demonstrar que é imparcial, que está acabando com a impunidade? que se manifeste, então! Vamos apoiar a luta pelo fim da impunidade dos crimes contra o povo. Só seremos uma democracia quando os assassinos do povo, incluindo os de colarinho branco, forem todos punidos eemplarmente! democracia é liberdade de lutar por direitos!

Claudia disse...

A voz combativa do Cícero ecoará por muito tempo! Companheiro Cícero:presente!

Anônimo disse...

sua morte está ligada ao fato de ser líder do mst? o que fundamenta isso?

Anônimo disse...

querem calar a boca dos que lutam pelos direitos dos menos favorecidos, que a covardia feita com esse líder sirva de encorajamento para os que restarem.

Anônimo disse...

que a covardia feita contra esse líder dos menos favorecidos sirva de encorajamneto para os seus companheiros de luta. E que deus abençoe e console seus familiares e amigos por essa grande perda, e abençoe a todos os justos para que continuem lutando.

Anônimo disse...

Todo apoio ao MST e ao Sindicato dos Petroleiros na luta pela justiça no campo e na cidade.

Luiz Felipe Muniz disse...

É com enorme tristeza e revolta que tomo conhecimento do assassinato de Cícero.

Não é de hoje que a nossa região vem sendo tomada de forma covarde e que a maioria de nós simplesmente assiste sem grandes manifestações...já se foram os tempos de melhores organizações sociais nestas bandas, sempre dominadas que foram pelos senhores de engenho e agora também por inumeráveis outros interesses empresariais...

Aproveito o espaço do Blog, professor, para registrar o meu sincero pesar pela perda o grande líder!

Luiz Felipe Muniz de Souza

Roberto José disse...

Dessa vez foi Cicero,lider do MST, mas somos tetemunhas de muitos outros atentados contra a vida humana. Portanto, deveremos sempre nos posicionar com muita firmeza no sentido de exigir de nossas instituições muito rigor na punição de todos os criminosos. Precisamos interferir para corrigir o rumo de banalização que é dado a vida humana.