segunda-feira, janeiro 21, 2013

Transporte Público em Campos - II

O assunto tratado na nota anterior é vasto. Como os problemas são muitos e do interesse direto da população, especialmente, a mais necessitada deste serviço público, o assunto deveria ser pauta dos quatro  vereadores de oposição: Marcão, Nildo, Fred e Rafael.

O assunto merece uma auditoria sobre o que foi liberado, o que está sendo repassado, mas, olhando para frente sobre o que está planejado para adiante.

Sugiro que os vereadores façam uma blitz, ouvindo os usuários. Desde cedo, peguem os ônibus, em diversos pontos extremos do município tanto dos bairros: Travessão, Parque Guarus, Parque Prazeres, Penha, Goytacazes, Ururaí, etc., quanto dos distritos.

Se apresentem aos usuários. Ouçam suas reclamações. Cronometrem o tempo de viagem e o intervalo entre as opções de horários nas linhas, a qualidade dos veículos. Ouçam os motoristas e trocadores. Repassem as informações diretamente para as redes sociais, para a Rede Blog e para toda a mídia.

Num segundo momento continue a pesquisar, os operadores deste transporte, os donos das empresas e os de vans (transporte alternativo). O que eles têm a dizer?

Há informações de que após as audiências públicas feitas no passado, o executivo municipal estaria organizando uma licitação, que parece oportuna, para estas concessões, mas, fala-se que uma importante empresa de transporte capixaba, já estaria preparada para aportar majoritariamente nas linhas urbanas e distritais do município.

Bom, por tudo, isto e muito mais, o assunto merece um debate e, nada melhor que os representante do povo para aprofundar o assunto, fiscalizar o executivo, trazer alternativas de forma a trazer melhorias para a população.

3 comentários:

Carlos disse...

Não temos como questionar a importância da passagem a 1 Real, para nós moradores de Santa Maria, proporcionou condição de trabalho e estudos em Campos, passagem custava R$24,00 ida e volta.
Mas a viagem não dura menos que 2 horas e meia, 70 Kms.
A Emut obrigou a Brasil a colocar ônibus direto em alguns horários, mas nos outros a empresa mostra uma péssima logistica, saímos de Campos, e paramos em todos os lugares, é falta de competencia da empresa.

"Jornalista de Passagem" sem cartao cidadao disse...

Gente de dentro , que ja fez parte, inclusive, da Setranspas, garante que o processo de licitação é tendensioso, exigindo milhoes de coisas às empresas locais para dificultar a participação destas no novo processo.

O que periga acontecer é uma empresa de fora assumir o comando e, EVENTUALMENTE, terceirizar com as empresas daqui, alugando seus carros.

Lembram quando a Itapermirin ficou fazendo a linha Campos-Farol? Lembra do nome daquela "empresa", que depois de contestada pelo MP mudou so o nome "Itapemirin" da lataria por "Caiçara"?

Pois é. Ela "sumiu" de repente, nao foi? Ninguem nunca mais viu os "amarelinhos" na linha. Pq será?

Fato é que há problemas nas empresas, sim, mas há também muitos problemas públicos: professores, alunos, militares, idosos, gestantes, deficientes físicos... nenhum deles paga passagem.

Na verdade, quem paga (o pato) é todo o restante que usa o transporte publico pagando e as empresas que ficam esperando de pires na mão um repasse irrisório que a Prefeitura dá para "compensar tais gratuidades".

A farra das vans continua, com veiculos em estado deplorável de conservação e higiene, motoristas dobrando jornadas, menores como cobradores... e eles nao aceitam gratuidade de ninguem.

Por que o silencio quanto à este caso tambem?

Anônimo disse...

Desculpa a intromissão, professor:

Lembro que o assunto é constantemente debatido aqui no seu blog: "A Crackolandia no Centro de Campos".

E eis que, ao assumir a cadeira na Câmara dos Deputados, nosso "ilustríssimo" GERALDO PUDIM nos vem com esta:

http://ururau.com.br/cidades26660_Usu%C3%A1rios-de-crack-ser%C3%A3o-chamados-para-depor-em-audi%C3%AAncia-p%C3%BAblica-

Ora, é pra isso que elegemos um deputado local?

Para que fiquemos às moscas e inertes quanto a um problema de saúde e segurança pública e, assim que assume a cadeira, vai conversar com os viciados que estão... EM BONSUCESSO, no Rio de Janeiro!!!!!

Solicito a gentileza de trazer este assunto ao fronte do seu blog de considerável respeitabilidade para que algo seja feito... nem que seja pelos opositores politicos dele que SE MECHAM para solucionar esse absurdo que cresce a cada dia na cidade.