quarta-feira, março 27, 2013

Desapropriação em Água Preta para passagem de linha de transmissão do Corredor Logístico do Açu

O blog foi informado que um grande aparato policial junto com tratores para demolir construções está desde o início da manhã, em Água Preta, no V Distrito de SJB, visando tombar a casa que se situa no "caminho"  traçado para a linha de transmissão (LT) da Ampla, que faz parte do Corredor Logístico para atender o Complexo do Açu.

A desconfiança é de que outros moradias que ficariam no percurso desta L.T. também seriam derrubadas. A primeira casa que estão querendo derrubar à força é da matriarca da. Jorgina, mãe de seu Pinduca, que resisti à sair de suas terras e questiona a invasão por parte de um complexo industrial numa área que para ele é agrícola e rural.

A desapropriação estaria se escudando no decreto do governo estadual desapropriando áreas para instalação do Corredor Logístico, e não em negociação e pagamento de indenização como é comum em casos de linhas de transmissão, havendo ainda possibilidade, como seria o caso, do projeto das linhas de transmissão contornarem (passarem ao lado de residências).

PS.: Atualizado às 15:08: O blog foi informado que os moradores resistiram às pressões para desocupação e derrubada de uma casa na localidade de Água Preta e, assim, a Polícia Militar, agentes de segurança privada da LLX e gestores da Codin teriam deixado a localidade. A casa a ser atingida é de propriedade da família do Sr. Pinduca, conhecido produtor que tem resistido e questionado o processo de desapropriações no Quinto Distrito de SJB. Mais informações sobre o assunto daqui a pouco no blog.

PS.: Atualizado às 17:54 de 28-03-2013: Abaixo a matéria veiculada ontem pela InterTV e publicada no G1 sobre a tentativa de desapropriação na localidade de Água Preta:


3 comentários:

Anônimo disse...

É prefeito Neco, não haveria mais desapriaçoes no quinto distrito; so bobo mesmo para acreditar em promessa de politico em periodo de eleição.

Anônimo disse...

Se o corredor logístico for seguir o mesmo traçado dessa liha de transmissão, já dá para ter idéia de onde ele vai passar. E quem tiver em seu caminho q se cuide!

Anônimo disse...

É uma verdadeira barbárie o que vem ocorrendo, nem aviso e prazos eles dão, alternativas viáveis, como que chegam com uma máquina para demolir uma casa em uma propriedade privada que foi desapropriada pelo Estado e as pessoas nem receberam. Vivemos em uma pseuda democracia, onde o Estado se serve dos votos dos menos favoráveis para fazer favores para os poderosos! Vergonha Brasileira#