terça-feira, julho 05, 2016

Pré-sal caminha para ter 50% da produção nacional de óleo e gás: haja cobiça!

Segundo a Agência Nacional de Petróleo a produção nas reservas do Pré-sal no Brasil atingiu em maio (último boletim) 36% da produção total (óleo + gás) no Brasil.

Este número equivale a 1,146 milhão de barris de óleo equivalente por dia. Pelas estimativas anteriores da Petrobras a previsão desta produção estava previsto apenas para o ano que vem (2017), conforme gráfico abaixo, elaborado pelo Bradesco com dados da Petrobras.

Isto ocorre mesmo que se considere só a produção de óleo que foi de 928 mil barris por dia, sem considerar os 34,5 milhões de m³ de gás/dia (equivalentes a 217 mil b/d) e que em barris equivalentes chega aos 1,146 milhão de b/d.


Em meio a todos os problemas seja com a Petrobras, ou mesmo com a cadeia que vive uma crise que já dura dois anos (2014-2016) este é um feito extraordinário. E antes se dizia que o pré-sal precisaria de décadas para se transformar em realidade. 

Há ainda os que querem a todo custo entregar de bandeja esta "joia da coroa". 

Estranho (ou nem tanto) que o feito seja tão pouco comentado ou ignorado, sendo apenas nota de rodapé na mídia comercial e entre os colunistas econômicos. Os dados da produção são divulgados, mas passam batidos, sem observação do que eles efetivamente significam. 

Assim, vale também conferir outro gráfico abaixo. Ele mostra a evolução da produção de óleo e gás no Brasil nos últimos dose meses. O mesmo está na P.16 do Boletim de Petróleo e Gás Natural, de Maio de 2016, Nº 69, publicado no dia 01/07/0216 pela:


Haja cobiça!!!

Um comentário:

Júlio Pinteiro disse...

Pena que grande parte da sociedade não entende isso, boa parte que entende é comprometida com o capital estrangeiro e espera se beneficiar de alguma maneira quando eles tomarem conta e uma pequena parte que estudou, compreende do assunto e quer ver o Brasil indo para a frente sem ser dependente dos outros, não tem poder para influenciar os demais, pois o poder está na mão dos politicos corruptos e da mídia entreguista.