segunda-feira, abril 21, 2008

“Feirão eleitoral”

Este texto é de autoria do comentarista Manoel postado na nota abaixo da Rede Blog. Vale a conferida: “Caro prof. Roberto, Acredito também que o comportamento eleitoral não pode ser explicado no campo das simplificações do senso comum. De um modo geral, existem múltiplos determinantes (ideológicos, morais, pragmáticos etc.) que precisam ser devidamente considerados. Concordo que o individualismo, presente na cultura dominante do "self made man", leva, naturalmente, a um comportamento eleitoral que tende a priorizar sempre a esfera dos interesses pessoais em detrimento do coletivo. Isso para pobres e ricos, letrados e analfabetos. (precisamos superar o mito de que o conhecimento, por si só, levará o homem a evoluir moralmente). Não obstante, antes de questionar o comportamento eleitoral da população, mediado por complexas engrenagens de determinação, talvez seja mais eficaz refletirmos sobre mecanismos institucionais de neutralização do que chamo de "feirão eleitoral". Ou seja, pensando especificamente no contexto de Campos e sendo um pouco pragmático, acredito que divagações acerca do comportamento do eleitor contribuirão menos para avançarmos nesta questão do que ações de pressão, por parte da sociedade civil organizada, no sentido de buscar a gradativa eliminação dos mecanismos espúrios de compra de votos por meio de: contratações sem concurso público, licitações duvidosas, favorecimentos pessoais, etc. Em suma, embora a conscientização do eleitor para a importância do voto responsável seja importante, precisamos avançar mais e prioritariamente no sentido de um maior controle da gestão pública”. Atualizado 23:01: Manoel M. Caetano Jr. é bacharel em Ciência da Educação e Msc. Cognição e Linguagem pela UENF, pós-graduado em História contemporânea ´pela Fafic e licenciando em Geografia pelo CEFETCampos

Um comentário:

Manoel Caetano disse...

Obrigado prof. Roberto pela exposição do meu comentário.

Mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela seriedade e lucidez com que o administra.

Parabéns, ainda, pela atualização sempre frequente das informações e comentários, sobretudo neste momento de instabilidade política e administrativa do município.

Seu blog, sem dúvida, consiste hoje numa das mais importantes ferramentas para informação e conhecimento do cidadão campista. Parabéns.

Manoel M. Caetano Jr. (Bacharel em ciência da Educação e Msc. Cognição e Linguagem - UENF, Pós-graduado em História contemporânea - FAFIC e Licenciando em Geografia - CEFETCampos)