sexta-feira, dezembro 26, 2008

Cefet entrará 2009 como IFF

Depois de dez anos em que se transformou de Escola Técnica Federal em Cefet, a instituição federal de ensino tecnológico que em 2009 completará 100 anos, deixará 2008 junto com a denominação de Cefet para ser o IFF, Instituto federal Fluminense. Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, o presidente Lula no Palácio do Planalto sancionará a Lei que estabelece as diretrizes para o funcionamento de 38 Institutos de norte a sul do país. Na verdade, o nome completo será Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, mas, está sendo optado de chamar resumidamente de IFF, ou Instituto Federal Fluminense. O ano de 2009 que já iniciará com a nova denominação e mais atribuições e responsabilidades deixa para trás, um ano vitorioso em que a primeira mulher a dirigir o Cefet, em toda a sua trajetória centenária, a professora Cibele Daher Botelho Monteiro liderou uma equipe que produziu resultados interessantíssimos: a 5ª colocação entre todos os Centros Universitários do país e a 1ª no estado do Rio de Janeiro, numa avaliação da qualidade dos cursos superiores. O início das atividades no campus Cabo Frio e a construção ainda em andamento do campus Itaperuna. O início de um dos projetos de Cooperação Internacional alicerçado num pé no primeiro mundo e o outro nos países em desenvolvimento, através de Angola, na África. A ampliação do campus Guarus, a consolidação da Unidade de Pesquisa Agro-ambiental em Barcelos. A recepção do Colégio Agrícola Ildefonso Borges, agora o campus Bom Jesus. A realização de concurso público com a contratação de quase duzentos novos servidores para dar conta destas novas responsabilidades.
PS.: Atualizado às 15:34: Com esta nova institucionalidade, o IFF está autorizado a manter 50% das suas matrículas com os cursos técnicos, 20% com as licenciaturas e 30% com outros cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente o Cefet possui 11 mil alunos matriculados nos seus diversos cursos, desde o ensino médio até o mestrado em Engenharia Ambiental. Com a instalação plena de todos os campi, mais os núcleos avançados, o IFF deverá alcançar o número de 16 mil alunos matriculados até o ano de 2011. Para isso, deverá contar com aproximadamente mil servidores em todos os campi. Com a nova institucionalidade a direção geral da autarquia federal terá uma estrutura de reitoria e pró-reitorias que administrarão o Instituto Federal Fluminense (IFF) como um sistema, onde cada campus terá autonomia e um projeto integrado para atuação tanto na área de ensino, como também de pesquisa e extensão.

2 comentários:

Maria Amelia disse...

Que orgulho sinto pela 1ª Reitora do IFF ser a Cibele, ex-aluna do IEPAM! Parabéns! A escola pública tem qualidade ímpar! É só os politiqueiros deixarem...

Anônimo disse...

Adorei a postagem!
mas gostaria de saber quando o concurso para bom jesus sairá?obrigada!