quarta-feira, dezembro 24, 2008

Feliz Natal! Com as imagens da nossa bela Lagoa Feia, o blog deseja Feliz Natal a todos os seus leitores, acompanhado do Poema de Natal do nosso velho e bom: Vinícius de Moraes! Poema de Natal Para isso fomos feitos: Para lembrar e ser lembrados Para chorar e fazer chorar Para enterrar os nossos mortos Por isso temos braços longos para os adeuses Mãos para colher o que foi dado Dedos para cavar a terra. Assim será a nossa vida: Uma tarde sempre a esquecer Uma estrela a se apagar na treva Um caminho entre dois túmulos Por isso precisamos velar Falar baixo, pisar leve, ver A noite dormir em silêncio. Não há muito que dizer: Uma canção sobre um berço Um verso, talvez, de amor Uma prece por quem se vai Mas que essa hora não esqueça E por ela os nossos corações Se deixem, graves e simples. Pois para isso fomos feitos: Para a esperança no milagre Para a participação da poesia Para ver a face da morte De repente nunca mais esperaremos... Hoje a noite é jovem; da morte, apenas Nascemos, imensamente.

13 comentários:

Anônimo disse...

Triste poema, de um existencialista desesperado, que na festa da vida - o nascimento o Verbo eterno - fala morte.
Pobre poeta, pobre blogueiro !!

Roberto Moraes disse...

Obrigado.

Anônimo disse...

Roberto,

Poema verdade simples, do momento escala existencial.
...esperança no milagre da certeza de nascermos novos...imensamente !

abraço e tudo de bom para ToDos !

Jorge Esqueff

Anônimo disse...

É preciso morrer para renascer. E a morte não é somente a ida ao túmulo- coisa breve e simples. Morremos também quando morrem nossos ideais e nossos heróis; e, por eles, com coragem e teimosia, renascemos sempre!!
Bom Natal, Roberto e família. Parabéns pelo espaço de(re)nascimento diário que seu blog proporciona a tantos, como eu...

Marcos Valério Cabeludo disse...

Feliz natal para você e sua família!

Anônimo disse...

Feliz Natal p/ todos.
Elza Cruz.

Armandao.com disse...

Um muito Feliz dia de Natal Professor e a todos que acompanham este blog. Fundamental ferramenta de comunicação em nossa região.
Bela lembrança esta da poesia do Vinicius.
Que este ano cumpra finalmente sua missão e que o novo desperte para renovar a esperança de um nova mentalidade, em uma cidade onde nossos filhos tenham enfim uma certeza de futuro.

Armandão:.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Você foi fundo, Roberto. Não foi por acaso que você escolheu este poema.

Na verdade a gente não vê na Bíblia, em nenhum momento, uma proposta de comemorarmos o nascimento de Jesus. Nascer qualquer deus nasce, inclusive no imaginário dos chegados aos mitos sem nenhum registro histórico.

Agora, morrer pela humanidade e ressuscitar, só mesmo Jesus, o Cristo.
Inclusive é bem apropriado aquele texto que está escrito ali em 1 Corintios 11.23-26, onde lemos do apóstolo Paulo o seguinte:
"Porque recebi do Senhor o que também vos ensinei: Que o Senhor Jesus na noite em que foi traido, tomou o pão e tendo dado graças o partiu e disse: Isto é meu corpo que é partido e entregue por vós. FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM. Semelhantemente depois de cear, tomou o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Fazei isso em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice anunciais a morte do Senhor Jesus até que Ele venha.

Então, amado, você foi um dos poucos que acertou.

Comemorar a morte de Jesus é realmente comemorar a Vida. Ele morreu para que tivéssemos VIda.

Comemorar nascimento foi uma outa História inventada por Constantino... cheio de boas intenções... mas deixando no ar este espírito de Natal, que nada tem a ver com Jesus... nada... Inclusive ontem, lemos este texto aqui em família.

Que 2009 seja um ano cheio de Verdade, Integridade e Humildade em todos os seus projetos.

Um abraço de uma jumentinha, que ama carregar o Rei Jesus.

Igor disse...

Sou Jumentinha,

ocorre que a data para a comemoração da ressureição de Cristo é comemorada alguns meses à frente. Só é ressurrecto aquele que nasce, logo, tudo a seu tempo.

Para mim, a escolha do poema mais parece se assemelhar à teoria do primeiro comentarista, do que à sua opinião.

De qualquer maneira, nenhum de nós pode ouvir o coração deste blogueiro e, até que ele explicite sua posição - e não há qualquer motivo suficiente para que o faça abertamente - não podemos emitir juízo de valor.


Que todos tenham um Natal abençoado!

Anônimo disse...

PQP...

sou jumentinha é uma toupeira completa.


Fui...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Ok. Obrigada. Eu não conhecia este blog. http://a-toupeira.blogspot.com/

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E tem este também, e me identifiquei muito com o perfil:

...os labirintos de uma mina, mesmo assim conduzem à luz!

hehehehehehe
Que legal é ser toupeira...
este adjetivo ainda não hvia recebido.

Obrigada, Wolfgang, PQP ( Por Querer Promover-me). MUito obrigada. ...os labirintos de uma mina, mesmo assim conduzem à Luz.

Um no de 2009 cheio de Alegria, saúde, muita paz, amizade, solidariedade, tolerância, ternura, vida. Juntamente com todos os seus. Ah.. e obrigada por promover-me de jumenta a toupeira.

Obrigada P or Q uerer P romover-me.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

O outro da toupeira é este: http://www.toupeira.blogspot.com/ bem interessante. Gostei.

Gloria a DEus nas Alturas e Paz na terra aos homens de Boa Vontade.
Fala-se tanto em Natal, mas cadê a Boa vontade dos homens...

Meu marido falou que Toupeira é bicho feiiiinho, com fucinho, que não enxerga direito.... e faz buracos... Hum... essa toupeira eu não quero ser não.